MOÇÃO DE REPÚDIO AO CORTE ORÇAMENTÁRIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Uma das pautas discutidas e aprovadas na Câmara Municipal foi sobre o requerimento 51 que propõe a Moção de Repúdio aos cortes financeiro-orçamentários das Universidades Públicas Federais e dos Institutos Técnicos Federais de Ensino.
            A proposição foi dos Vereadores: Fred Nunes,  Rogerio Medeiros (PSB), Oberte Paiva, Miriam Coelho, Janaina Lameiro (PT) e Jorge Tormes (PDT). Nos pronunciamentos os Vereadores falaram sobre a decisão do Governo Federal quanto ao corte de 30% no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, uma medida que afetará a manutenção da estrutura do patrimônio, serviços, investimentos e ações educacionais. Conforme a declaração dos Reitores das Instituições de Ensino Federal sediadas no Rio Grande do Sul, o bloqueio destes valores afetará  de modo  significativo a qualidade de ensino, como também, poderá inviabilizar a continuidade de suas atividades.
           A Unipampa Jaguarão e o IFSUL receberam destaque nos discursos, pois de acordo com os proponentes, com o corte orçamentário as atividades serão reduzidas, gerando desemprego dos funcionários terceirizados, bem como, a extinção de bolsas e dos auxílios para estudantes.
  Assim,” é urgente que esta Casa Legislativa manifeste-se na defesa das Instituições Federais de Ensino, especialmente a nossa UNIPAMPA e o nosso IFSUL, instituições que concretizam os sonhos de desenvolvimento humano de nossa comunidade.
            Silenciar neste momento seria concordar com a decadência da educação em nosso país e com uma verdadeira tragédia educacional, social e econômica para o município de Jaguarão diante do fechamento de suas principais Instituições de Ensino, a UNIPAMPA e o IFSul
.” destacaram os Vereadores na justificativa da Moção.
           A Moção de repúdio será encaminhada às direções da UNIPAMPA e do IFSul, Escolas sediadas no município de Jaguarão, Reitorias de todas as Instituições Federais de Ensino sediadas no Estado, Bancadas Federais Gaúchas na Câmara e no Senado, e ao Ministério da Educação.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/05/2019 - 14:39:15 por: Daniele - Alterado em: 09/05/2019 - 14:46:46 por: Daniele

CPI DOS COMBUSTÍVEIS PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO

Dando prosseguimento aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que objetiva investigar a política de formação de preços dos combustíveis nos Postos de gasolina de Jaguarão, que foi promovida mais uma reunião  pelo Presidente da CPI, Vereador Fred Nunes (PSB) com os Vereadores integrantes: Luiz Veleda- relator (MDB) Jorge Tormes - titular(PDT) e Enio Rigatti - suplente (MDB).

PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA

Na quinta-feira, dia 9/5, a Câmara Municipal de Jaguarão mobilizou a participação da comunidade, a representação das instituições federais e municipais, escolas e sindicatos para a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência. A Audiência foi uma proposta da Bancada do partido dos trabalhadores, pelos Vereadores: Miriam Coelho, Janaina Lameiro e Oberte Paiva.

RECONHECIMENTO AOS APICULTORES

Entre as atividades realizadas nesta semana, destacamos o encontro do Presidente do Legislativo, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB), com os Integrantes da Emater e apicultores que participaram da segunda edição do Concurso da Qualidade do Mel.

PAVIMENTAÇÃO DO CERRO DAS IRMANDADES SERÁ DISCUTIDA NA CÂMARA

Uma das reivindicações apresentadas aos Vereadores é a questão da pavimentação, em destaque da rua Arnaldo Ferreira localizada no Cerro das Irmandades.  Esta pavimentação está prevista no programa Protransporte (PAC2)  e até o momento não foi concretizada.

ANTEPROJETO PROPÕE  POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

A Vereadora Miriam Coelho (PT), apresentou na Sessão da semana o Anteprojeto 01, uma proposta ao Poder Executivo para dispor sobre aspectos da política municipal de educação no trânsito a ser aplicado na rede municipal de ensino.

LEGISLATIVO PRESTIGIA APICULTORES NO CONCURSO DA QUALIDADE DO MEL

O Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros, participou da segunda edição do Concurso da qualidade do Mel promovida pela Emater  em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural. Como um dos jurados avaliou  a qualidade do mel referente a apresentação do produto, aparência, aroma e sabor.

PAUTA SOBRE “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO
PAUTA SOBRE  “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO

Uma temática que mobilizou grande participação do público foi a Audiência sobre a adequação dos trailers no  município de Jaguarão. A proposta do evento foi pela bancada do PSB, através dos vereadores: Fred Nunes e Rogerio Medeiros. A Audiência contou com a representação do Executivo, Vereadores e da expressiva participação dos proprietários de trailers e ou quiosques.

LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA EMATER

A Emater representada pelos funcionários Analeci Pacheco e Tiago Souza, realizaram a visita ao Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros. Na oportunidade entregaram o  convite para o segundo Concurso Municipal da Qualidade do Mel.

CÂMARA RECEBE DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AUGUSTO LEIVAS

O Presidente da Associação Beneficente Augusto C. de Leivas, João Schwantz, acompanhado dos membros da diretoria solicitaram reunião com o Presidente do Legislativo para solicitar apoio da Câmara referente a adequação da legislação municipal que possibilite desenvolver projetos na área da instituição.

CPI DOS COMBUSTÍVEIS INICIA SEUS TRABALHOS

A CPI que objetiva investigar a política de formação de preços dos combustíveis nos Postos de gasolina de Jaguarão, foi instalada nesta semana, dia 9 de abril.  A Comissão formada pelo Vereador Fred Nunes (PSB) Presidente, Luiz Veleda (MDB) Relator e Jorge Tormes (PDT),  realizaram a primeira reunião para estabelecer os trâmites dos trabalhos da Comissão Parlamentar de inquérito e da realização das oitivas.