100%

PÁTIO CENTRAL DO MERCADO PÚBLICO RECEBERÁ NOME DE SCHLEE  


               
 
Visando a homenagem ao jaguarense reconhecido no campo da literatura e como um dos maiores contistas em atividade no Estado, que o Vereador Jorge Tormes(PDT), foi o autor do Projeto de lei nº12que denomina o Pátio Central do Mercado Público “Aldyr Garcia Schlee”. No projeto também especifica que as unidades individualizadas que abrem suas portas para o mesmo pátio serão identificadas com os nomes dos principais livros deste renomado  autor jaguarense: O OUTRO LADO; LINHA DIVISÓRIA; CONTOS DE SEMPRE; OS LIMITES DO IMPOSSÍVEL; MEMÓRIAS DO QUE JÁ NÃO SERÁ; PARA LER OS GAÚCHOS; CONTOS DA VIDA DIFÍCIL; DON FRUTOS; CONTOS DE VERDADES; CONTOS DE FUTEBOL; O DIA QUE O PAPA FOI A MELO; FITAS DE CINEMA. 
 
Na Sessão desta semana o Vereador Tormes discursou sobre o projeto em pauta, o qual foi aprovado por unanimidade.  Enfatizou que a homenagem, com a denominação deste importante lugar público, demonstra  a magnitude do homenageado e parte de sua obra.


Na justificativa do Projeto destacamos um pouco da história de SCHLEE:  
 “.. também era famoso por ter criado, em 1953, o uniforme da Seleção Brasileira até hoje em uso pelo time canarinho – apelido, aliás, que só passou a ser usado depois que Schlee fez o desenho da camiseta. 
            Nascido em Jaguarão em 1934, ele não tinha ainda 20 anos quando criou o desenho verde-amarelo da camiseta brasileira para um concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã.
            O episódio da camisa, contudo, é apenas  uma nota de pé de página na trajetória de Schlee, que trabalhou como ilustrador de imprensa e artista gráfico até estrear na literatura nos anos 1980 com Contos de Sempre. Numa produção constante mas sem fanfarras, Schlee publicou 12 livros ao longo de mais de três décadas de carreira literária. Sua obra artística é peculiar e diferente da corrente convencional da literatura do Estado, fugindo do tradicionalismo gaudério. 
            Embora também trate com frequência o mundo rural e a mentalidade de fronteira (seus contos costumam ser ambientados o território entre Brasil e Uruguai),  Schlee era ele próprio uma tradição à parte: suas histórias renegavam o ufanismo cetegista e preferiam lançar seu olhar não sobre valentes e tauras, mas sobre as vidas pobres e sofridas à margem, tanto da História oficial quanto do banditismo glamouroso.”

 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/03/2019 - 10:53:12 por: Daniele - Alterado em: 28/03/2019 - 10:53:12 por: Daniele

Notícias

CPI DOS COMBUSTÍVEIS PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO
CPI DOS COMBUSTÍVEIS PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO

 Dando prosseguimento aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que objetiva investigar a política de formação de preços dos combustíveis nos Postos de gasolina de Jaguarão, que foi promovida mais uma reunião  pelo Presidente da CPI, Vereador Fred Nunes (PSB) com os Vereadores integrantes: Luiz Veleda- relator (MDB) Jorge Tormes - titular(PDT) e Enio Rigatti - suplente (MDB).

PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA
PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA

Na quinta-feira, dia 9/5, a Câmara Municipal de Jaguarão mobilizou a participação da comunidade, a representação das instituições federais e municipais, escolas e sindicatos para a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência. A Audiência foi uma proposta da Bancada do partido dos trabalhadores, pelos Vereadores: Miriam Coelho, Janaina Lameiro e Oberte Paiva.

RECONHECIMENTO AOS APICULTORES
RECONHECIMENTO AOS APICULTORES

   Entre as atividades realizadas nesta semana, destacamos o encontro do Presidente do Legislativo, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB), com os Integrantes da Emater e apicultores que participaram da segunda edição do Concurso da Qualidade do Mel.

PAVIMENTAÇÃO DO CERRO DAS IRMANDADES SERÁ DISCUTIDA NA CÂMARA
PAVIMENTAÇÃO DO CERRO DAS IRMANDADES SERÁ DISCUTIDA NA CÂMARA

Uma das reivindicações apresentadas aos Vereadores é a questão da pavimentação, em destaque da rua Arnaldo Ferreira localizada no Cerro das Irmandades.  Esta pavimentação está prevista no programa Protransporte (PAC2)  e até o momento não foi concretizada.

ANTEPROJETO PROPÕE  POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
ANTEPROJETO PROPÕE  POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

  A Vereadora Miriam Coelho (PT), apresentou na Sessão da semana o Anteprojeto 01, uma proposta ao Poder Executivo para dispor sobre aspectos da política municipal de educação no trânsito a ser aplicado na rede municipal de ensino.

LEGISLATIVO PRESTIGIA APICULTORES NO CONCURSO DA QUALIDADE DO MEL
LEGISLATIVO PRESTIGIA APICULTORES NO CONCURSO DA QUALIDADE DO MEL

O Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros, participou da segunda edição do Concurso da qualidade do Mel promovida pela Emater  em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural. Como um dos jurados avaliou  a qualidade do mel referente a apresentação do produto, aparência, aroma e sabor.

PAUTA SOBRE “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO
PAUTA SOBRE  “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO

  Uma temática que mobilizou grande participação do público foi a Audiência sobre a adequação dos trailers no  município de Jaguarão. A proposta do evento foi pela bancada do PSB, através dos vereadores: Fred Nunes e Rogerio Medeiros. A Audiência contou com a representação do Executivo, Vereadores e da expressiva participação dos proprietários de trailers e ou quiosques.

LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA EMATER
LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA EMATER

A Emater representada pelos funcionários Analeci Pacheco e Tiago Souza, realizaram a visita ao Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros. Na oportunidade entregaram o  convite para o segundo Concurso Municipal da Qualidade do Mel.

CÂMARA RECEBE DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AUGUSTO LEIVAS
CÂMARA RECEBE DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AUGUSTO LEIVAS


    O Presidente da Associação Beneficente Augusto C. de Leivas, João Schwantz, acompanhado dos membros da diretoria solicitaram reunião com o Presidente do Legislativo para solicitar apoio da Câmara referente a adequação da legislação municipal que possibilite desenvolver projetos na área da instituição.

CPI DOS COMBUSTÍVEIS INICIA SEUS TRABALHOS  
CPI DOS COMBUSTÍVEIS INICIA SEUS TRABALHOS  

 A CPI que objetiva investigar a política de formação de preços dos combustíveis nos Postos de gasolina de Jaguarão, foi instalada nesta semana, dia 9 de abril.  A Comissão formada pelo Vereador Fred Nunes (PSB) Presidente, Luiz Veleda (MDB) Relator e Jorge Tormes (PDT),  realizaram a primeira reunião para estabelecer os trâmites dos trabalhos da Comissão Parlamentar de inquérito e da realização das oitivas.