MOÇÃO DE REPÚDIO DO LEGISLATIVO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

De acordo com o ocorrido no último final de semana sobre o ato de vandalismo na Gruta de Oxum, com a destruição das imagens de Oxum e do Pai Oxalá, que o Vereador do PSB, Fred Nunes, destacou esta pauta na  Sessão Ordinária da semana,  apresentando a Moção de Repúdio à intolerância religiosa e pela liberdade de crença e culto.
Cabe destacar que aquele local, além de ser sagrado pelos praticantes das religiões de matriz africana, é também um ponto de turismo religioso e cultural em nosso município. Como por exemplo a programação da Semana da Consciência Negra de 2018 que contará com  a visitação e a prática de culto junto à referida Gruta.
A Moção contou com apoio e aprovação de  todos os vereadores, em seu pronunciamento e na justificativa do documento,  o Vereador Fred destacou que  “a Câmara de Vereadores de Jaguarão torna público o seu repúdio à intolerância religiosa, reafirmando o direito a liberdade de crença e de culto e cobra das demais instituições do Estado brasileiro a garantia efetiva desse direito fundamental, solicitando, ainda, que o executivo Municipal, como forma de afirmação do direito fundamental à liberdade de crença e de culto, promova de forma imediata a reparação daquele que, não só é um local sagrado para as religiões de matriz africana, mas também é um importante sítio de turismo cultural e religioso”.
O Vereador também salientou sobre a situação no Brasil que ainda vive uma evidente escalada de intolerância e de preconceito, registrando cada vez mais episódios de conflitos religiosos e de ataques especialmente aos praticantes de religiões de matriz africana.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2018 - 14:15:18 por: Daniele - Alterado em: 25/10/2018 - 14:15:18 por: Daniele

LEI DA PASSAGEM ESTUDANTIL É AVALIADA EM REUNIÃO NO LEGISLATIVO

Atendendo o requerimento 01/19 de autoria do Vereador Fred Nunes (PSB) foi realizada no dia 15 de janeiro a reunião com o Vereador e estudantes que foram contemplados com o auxílio de transporte para os cursos técnicos e universitários na cidade de Pelotas, conforme a lei municipal.

EXTRAORDINÁRIA DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 14/01, os Vereadores aprovaram créditos e projetos de parceria com entidades para os tradicionais eventos do calendário de janeiro.

CARNAVAL EM PAUTA -  Reunião com as Escolas de Samba -
CARNAVAL EM PAUTA  -  Reunião com as Escolas de Samba -

Dando prosseguimento na agenda de reuniões da semana, o tema Carnaval foi pauta proposta pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. O encontro aconteceu no gabinete com a presença do Executivo, Legislativo, Secretaria da Fazenda e com os  representantes das Escolas de Samba.

AGENDA DO PRESIDENTE LEGISLATIVO TRATA DOS EVENTOS TURÍSTICOS

Dando início aos trabalhos na gestão Legislativa deste ano, que o Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros (PSB), recebeu nesta manhã 3/1/2019, o Presidente do KM Final  - Patrício  Carvalho ( Motofest) e o Patrão CTG Rincão da Fronteira - João Paulo Silveira (festividades tradicionalistas ao 27 de janeiro) para tratar sobre os eventos que mobilizam o turismo local.

CÂMARA ELEGE VEREDOR ROGERINHO COMO PRESIDENTE 2019

Na noite  desta quarta-feira (26/12), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguarão o foi feita a votação da Mesa Diretiva e da Representativa para o exercício de 2019, elegendo o Vereador Rogerinho Medeiros do PSB.

VEREADORES VOTAM LEI DO ORÇAMENTO COM EMENDAS

Após a realização  da Audiência Pública pela Comissão de Orçamento e Finanças referente ao projeto de lei 120/2018 que trata do orçamento para o exercício de 2019, a Câmara Municipal colocou em pauta para votação o Projeto com diversas emendas parlamentares nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.

DIA DA JUSTIÇA É ENALTECIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL

O Legislativo jaguarense encerrou o cronograma de atividades de honra com  a Solenidade alusiva ao Dia da Justiça, uma proposição do Vereador Fred Nunes da Bancada do PSB. Momento marcante de reconhecimento a todos os profissionais responsáveis pela efetivação dos direitos e a realização da justiça em nosso município.

LEGISLATIVO PROMOVE AUDIÊNCIA DA LOA

Após análise do Projeto de lei 120/2018 que dispõe sobre a Lei orçamentária para o exercício de 2019, a Comissão de Orçamentos e Finanças do Legislativo, sob a presidência do Vereador Luiz Veleda (MDB) promoveu a Audiência Pública para divulgação do Projeto.

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A ABERTURA DOS FREE SHOPS

A Câmara Municipal de Jaguarão tem acompanhado e participado das  reuniões e audiências  sobre os trâmites para abertura dos Free Shops  em Cidades Gêmeas de Fronteira. No dia 7/12 o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti (MDB), participou da reunião de trabalho promovida pela  União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul, e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira, na Assembléia Legislativa do RS.