MOÇÃO DE REPÚDIO DO LEGISLATIVO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

De acordo com o ocorrido no último final de semana sobre o ato de vandalismo na Gruta de Oxum, com a destruição das imagens de Oxum e do Pai Oxalá, que o Vereador do PSB, Fred Nunes, destacou esta pauta na  Sessão Ordinária da semana,  apresentando a Moção de Repúdio à intolerância religiosa e pela liberdade de crença e culto.
Cabe destacar que aquele local, além de ser sagrado pelos praticantes das religiões de matriz africana, é também um ponto de turismo religioso e cultural em nosso município. Como por exemplo a programação da Semana da Consciência Negra de 2018 que contará com  a visitação e a prática de culto junto à referida Gruta.
A Moção contou com apoio e aprovação de  todos os vereadores, em seu pronunciamento e na justificativa do documento,  o Vereador Fred destacou que  “a Câmara de Vereadores de Jaguarão torna público o seu repúdio à intolerância religiosa, reafirmando o direito a liberdade de crença e de culto e cobra das demais instituições do Estado brasileiro a garantia efetiva desse direito fundamental, solicitando, ainda, que o executivo Municipal, como forma de afirmação do direito fundamental à liberdade de crença e de culto, promova de forma imediata a reparação daquele que, não só é um local sagrado para as religiões de matriz africana, mas também é um importante sítio de turismo cultural e religioso”.
O Vereador também salientou sobre a situação no Brasil que ainda vive uma evidente escalada de intolerância e de preconceito, registrando cada vez mais episódios de conflitos religiosos e de ataques especialmente aos praticantes de religiões de matriz africana.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2018 - 14:15:18 por: Daniele - Alterado em: 25/10/2018 - 14:15:18 por: Daniele

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

O Poder Legislativo agradece a comunidade jaguarense pelas doações na campanha do Outubro Rosa.
A solidariedade de vocês deixaram mais colorida a vida das mulheres que buscam o tratamento contra o Câncer de mama.
Agradecemos também a pequena Amanda Gonzalez Barreiro por fazer parte desta campanha.

SOLIDARIEDADE CONTEMPLOU A  CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Desde o lançamento da campanha do Legislativo “Rosa, um tom de amor para nossas heroínas”, muitas  pessoas se solidarizaram com esta ação que objetivou  atender a autoestima das mulheres que realizam tratamento contra o câncer de mama. A campanha focou a arrecadação de  lenços   e maquiagens para serem destinadas às pacientes que estão no procedimento clínico.

UBS RECEBERÁ NOME DE “DARCI RIBEIRO”

Entre os projetos de créditos aprovados na Sessão da Câmara  Municipal nesta semana, destacamos o Projeto do Executivo  que denomina de  DARCI AMAURY RIBEIRO, a Unidade Básica de Saúde(UBS), localizada na Rua XV de Novembro n.º 1673, no Bairro Centro.

MOÇÃO DE REPÚDIO DO LEGISLATIVO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.