CAMPANHA LEGISLATIVA DO NOVEMBRO AZUL DESTACARÁ SOBRE O TEMA “DIABETES”

Enfatizando a semana municipal de combate ao Diabetes, que o Vereador Oberte Paiva -PT,  apresentou nesta semana o requerimento para que a Câmara organize atividade alusiva ao tema.
De acordo com o Vereador é importante tratar novamente sobre a  pauta do diabetes. Conforme os dados a doença atinge 8,9% das pessoas, entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%. O diabetes é causado pela deficiência na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a entrada do açúcar nas células), pode comprometer os rins, os olhos e o coração. Exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. É de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.
A equipe do Legislativo já deu inicio na formatação da atividade que será divulgada nas próximas semanas. O Vereador Oberte salienta que o objetivo do evento é mostrar várias maneiras de melhorar a saúde e o equilíbrio emocional para facilitar a relação com o diabetes e  saber que é possível ter qualidade de vida.
Vale destacar que o Vereador foi autor da lei 6.152 que institui a Semana Municipal de Combate a Diabetes. Este tema também faz parte da campanha mundial Novembro AZUL, um período de se trabalha na conscientização da prevenção e orientação sobre o câncer de próstata e da Diabetes, já que o dia Mundial de Combate desta doença é no mês de novembro.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2018 - 14:13:24 por: Daniele - Alterado em: 25/10/2018 - 14:13:24 por: Daniele

LEI DA PASSAGEM ESTUDANTIL É AVALIADA EM REUNIÃO NO LEGISLATIVO

Atendendo o requerimento 01/19 de autoria do Vereador Fred Nunes (PSB) foi realizada no dia 15 de janeiro a reunião com o Vereador e estudantes que foram contemplados com o auxílio de transporte para os cursos técnicos e universitários na cidade de Pelotas, conforme a lei municipal.

EXTRAORDINÁRIA DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 14/01, os Vereadores aprovaram créditos e projetos de parceria com entidades para os tradicionais eventos do calendário de janeiro.

CARNAVAL EM PAUTA -  Reunião com as Escolas de Samba -
CARNAVAL EM PAUTA  -  Reunião com as Escolas de Samba -

Dando prosseguimento na agenda de reuniões da semana, o tema Carnaval foi pauta proposta pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. O encontro aconteceu no gabinete com a presença do Executivo, Legislativo, Secretaria da Fazenda e com os  representantes das Escolas de Samba.

AGENDA DO PRESIDENTE LEGISLATIVO TRATA DOS EVENTOS TURÍSTICOS

Dando início aos trabalhos na gestão Legislativa deste ano, que o Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros (PSB), recebeu nesta manhã 3/1/2019, o Presidente do KM Final  - Patrício  Carvalho ( Motofest) e o Patrão CTG Rincão da Fronteira - João Paulo Silveira (festividades tradicionalistas ao 27 de janeiro) para tratar sobre os eventos que mobilizam o turismo local.

CÂMARA ELEGE VEREDOR ROGERINHO COMO PRESIDENTE 2019

Na noite  desta quarta-feira (26/12), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguarão o foi feita a votação da Mesa Diretiva e da Representativa para o exercício de 2019, elegendo o Vereador Rogerinho Medeiros do PSB.

VEREADORES VOTAM LEI DO ORÇAMENTO COM EMENDAS

Após a realização  da Audiência Pública pela Comissão de Orçamento e Finanças referente ao projeto de lei 120/2018 que trata do orçamento para o exercício de 2019, a Câmara Municipal colocou em pauta para votação o Projeto com diversas emendas parlamentares nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.

DIA DA JUSTIÇA É ENALTECIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL

O Legislativo jaguarense encerrou o cronograma de atividades de honra com  a Solenidade alusiva ao Dia da Justiça, uma proposição do Vereador Fred Nunes da Bancada do PSB. Momento marcante de reconhecimento a todos os profissionais responsáveis pela efetivação dos direitos e a realização da justiça em nosso município.

LEGISLATIVO PROMOVE AUDIÊNCIA DA LOA

Após análise do Projeto de lei 120/2018 que dispõe sobre a Lei orçamentária para o exercício de 2019, a Comissão de Orçamentos e Finanças do Legislativo, sob a presidência do Vereador Luiz Veleda (MDB) promoveu a Audiência Pública para divulgação do Projeto.

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A ABERTURA DOS FREE SHOPS

A Câmara Municipal de Jaguarão tem acompanhado e participado das  reuniões e audiências  sobre os trâmites para abertura dos Free Shops  em Cidades Gêmeas de Fronteira. No dia 7/12 o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti (MDB), participou da reunião de trabalho promovida pela  União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul, e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira, na Assembléia Legislativa do RS.