PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  realizou um estudo para a formatação de um pré-projeto para retomar a inclusão do espanhol na grade curricular no município. Neste período trabalhou sobre este tema  com a Secretaria de Educação, Conselho e com o Executivo, principalmente para tratar sobre  a criação do cargo de professor da língua espanhola para o concurso público.
Mediante a este processo foram realizadas reuniões com a Comissão de Educação e com os professores da Unipampa,  que apresentaram as ações em prol do retorno da língua espanhola. Um tema polêmico e de preocupação não só para o município de fronteira, mas para a Universidade, professores e alunos que atuam nesta área de mercado de trabalho.
            Neste sentido o Vereador Enio Rigatti concluiu em maio a  formatação do Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores na Sessão desta semana, no pronunciamento o Vereador Enio destacou vários dados que confirmam a  importância do ensino da língua espanhola, entre eles: a cidade fronteiriça com o Uruguai,  de termos a Universidade proporcionando a formação de profissionais nesta área ,  do Brasil  fazer  fronteira com 07 países de língua espanhola, do espanhol ser a terceira língua mais falada no mundo e ser a língua oficial do MERCOSUL.
 “Com a adequação da legislação municipal, tornando o ensino da língua obrigatório pelo menos em Jaguarão, resolvemos minimamente o problema, mas esta é uma das ações que podemos realizar: enriquecendo o currículo da rede municipal e protegendo  a UNIPAMPA, pelo menos a nível local. Outras medidas estão sendo tomadas, e assim estamos cumprindo nosso papel de legisladores, suprindo lacunas e lutando por causas justas”, destacou Vereador Enio na justificativa do Projeto.
Além deste projeto a Câmara também  já realizou a primeira votação do Projeto de Emenda a lei Orgânica, proposta pelos Vereadores, instituindo a língua espanhola na rede de ensino.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 10:27:59 por: Daniele - Alterado em: 11/10/2018 - 10:52:56 por: Daniele

CÂMARA APROVA ALTERAÇÃO NO CÓDIGO DE POSTURAS

Após realização da Audiência Pública, Vereadores aprovam em Extraordinária o Projeto de lei que altera os artigos da Lei complementar 02 referente ao controle de sons e ruídos, flexibilizando os horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência objetiva avaliar e discutir o projeto de lei que altera os artigos no Código de Posturas referente ao controle de sons e ruídos, flexibilizando os horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROJETO QUE ALTERA ARTIGOS NO CÓDIGO DE POSTURAS REFERENTE AOS SONS E RUIDOS

Legislativo articula com o Executivo formatação do projeto de lei  para alterar os artigos no Código de Posturas referente ao controle de sons e ruídos, e promoverá Audiência para o debate do Projeto e da flexibilidade aos horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA MOTOFEST

Os integrantes e Presidente do Grupo KM Final receberam na sede do Legislativo a Homenagem especial, pelo Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB), pelos 20 anos da Motofest.

LEI DA PASSAGEM ESTUDANTIL É AVALIADA EM REUNIÃO NO LEGISLATIVO

Atendendo o requerimento 01/19 de autoria do Vereador Fred Nunes (PSB) foi realizada no dia 15 de janeiro a reunião com o Vereador e estudantes que foram contemplados com o auxílio de transporte para os cursos técnicos e universitários na cidade de Pelotas, conforme a lei municipal.

EXTRAORDINÁRIA DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 14/01, os Vereadores aprovaram créditos e projetos de parceria com entidades para os tradicionais eventos do calendário de janeiro.

CARNAVAL EM PAUTA -  Reunião com as Escolas de Samba -
CARNAVAL EM PAUTA  -  Reunião com as Escolas de Samba -

Dando prosseguimento na agenda de reuniões da semana, o tema Carnaval foi pauta proposta pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. O encontro aconteceu no gabinete com a presença do Executivo, Legislativo, Secretaria da Fazenda e com os  representantes das Escolas de Samba.

AGENDA DO PRESIDENTE LEGISLATIVO TRATA DOS EVENTOS TURÍSTICOS

Dando início aos trabalhos na gestão Legislativa deste ano, que o Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros (PSB), recebeu nesta manhã 3/1/2019, o Presidente do KM Final  - Patrício  Carvalho ( Motofest) e o Patrão CTG Rincão da Fronteira - João Paulo Silveira (festividades tradicionalistas ao 27 de janeiro) para tratar sobre os eventos que mobilizam o turismo local.

CÂMARA ELEGE VEREDOR ROGERINHO COMO PRESIDENTE 2019

Na noite  desta quarta-feira (26/12), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguarão o foi feita a votação da Mesa Diretiva e da Representativa para o exercício de 2019, elegendo o Vereador Rogerinho Medeiros do PSB.

VEREADORES VOTAM LEI DO ORÇAMENTO COM EMENDAS

Após a realização  da Audiência Pública pela Comissão de Orçamento e Finanças referente ao projeto de lei 120/2018 que trata do orçamento para o exercício de 2019, a Câmara Municipal colocou em pauta para votação o Projeto com diversas emendas parlamentares nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.