PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  realizou um estudo para a formatação de um pré-projeto para retomar a inclusão do espanhol na grade curricular no município. Neste período trabalhou sobre este tema  com a Secretaria de Educação, Conselho e com o Executivo, principalmente para tratar sobre  a criação do cargo de professor da língua espanhola para o concurso público.
Mediante a este processo foram realizadas reuniões com a Comissão de Educação e com os professores da Unipampa,  que apresentaram as ações em prol do retorno da língua espanhola. Um tema polêmico e de preocupação não só para o município de fronteira, mas para a Universidade, professores e alunos que atuam nesta área de mercado de trabalho.
            Neste sentido o Vereador Enio Rigatti concluiu em maio a  formatação do Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores na Sessão desta semana, no pronunciamento o Vereador Enio destacou vários dados que confirmam a  importância do ensino da língua espanhola, entre eles: a cidade fronteiriça com o Uruguai,  de termos a Universidade proporcionando a formação de profissionais nesta área ,  do Brasil  fazer  fronteira com 07 países de língua espanhola, do espanhol ser a terceira língua mais falada no mundo e ser a língua oficial do MERCOSUL.
 “Com a adequação da legislação municipal, tornando o ensino da língua obrigatório pelo menos em Jaguarão, resolvemos minimamente o problema, mas esta é uma das ações que podemos realizar: enriquecendo o currículo da rede municipal e protegendo  a UNIPAMPA, pelo menos a nível local. Outras medidas estão sendo tomadas, e assim estamos cumprindo nosso papel de legisladores, suprindo lacunas e lutando por causas justas”, destacou Vereador Enio na justificativa do Projeto.
Além deste projeto a Câmara também  já realizou a primeira votação do Projeto de Emenda a lei Orgânica, proposta pelos Vereadores, instituindo a língua espanhola na rede de ensino.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 10:27:59 por: Daniele - Alterado em: 11/10/2018 - 10:52:56 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.