100%

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 
Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  realizou um estudo para a formatação de um pré-projeto para retomar a inclusão do espanhol na grade curricular no município. Neste período trabalhou sobre este tema  com a Secretaria de Educação, Conselho e com o Executivo, principalmente para tratar sobre  a criação do cargo de professor da língua espanhola para o concurso público.
Mediante a este processo foram realizadas reuniões com a Comissão de Educação e com os professores da Unipampa,  que apresentaram as ações em prol do retorno da língua espanhola. Um tema polêmico e de preocupação não só para o município de fronteira, mas para a Universidade, professores e alunos que atuam nesta área de mercado de trabalho.
            Neste sentido o Vereador Enio Rigatti concluiu em maio a  formatação do Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano. 
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores na Sessão desta semana, no pronunciamento o Vereador Enio destacou vários dados que confirmam a  importância do ensino da língua espanhola, entre eles: a cidade fronteiriça com o Uruguai,  de termos a Universidade proporcionando a formação de profissionais nesta área ,  do Brasil  fazer  fronteira com 07 países de língua espanhola, do espanhol ser a terceira língua mais falada no mundo e ser a língua oficial do MERCOSUL.    
 “Com a adequação da legislação municipal, tornando o ensino da língua obrigatório pelo menos em Jaguarão, resolvemos minimamente o problema, mas esta é uma das ações que podemos realizar: enriquecendo o currículo da rede municipal e protegendo  a UNIPAMPA, pelo menos a nível local. Outras medidas estão sendo tomadas, e assim estamos cumprindo nosso papel de legisladores, suprindo lacunas e lutando por causas justas”, destacou Vereador Enio na justificativa do Projeto.
Além deste projeto a Câmara também  já realizou a primeira votação do Projeto de Emenda a lei Orgânica, proposta pelos Vereadores, instituindo a língua espanhola na rede de ensino.
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 10:27:59 por: Daniele - Alterado em: 11/10/2018 - 10:52:56 por: Daniele

Notícias

CÂMARA APROVA ALTERAÇÃO NO CÓDIGO DE POSTURAS
CÂMARA APROVA ALTERAÇÃO NO CÓDIGO DE POSTURAS

Após realização da Audiência Pública, Vereadores aprovam em Extraordinária o Projeto de lei que altera os artigos da Lei complementar 02 referente ao controle de sons e ruídos, flexibilizando os horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência objetiva avaliar e discutir o projeto de lei que altera os artigos no Código de Posturas referente ao controle de sons e ruídos, flexibilizando os horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

                    AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROJETO QUE ALTERA ARTIGOS NO CÓDIGO DE POSTURAS REFERENTE AOS SONS E RUIDOS
                    AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROJETO QUE ALTERA ARTIGOS NO CÓDIGO DE POSTURAS REFERENTE AOS SONS E RUIDOS

Legislativo articula com o Executivo formatação do projeto de lei  para alterar os artigos no Código de Posturas referente ao controle de sons e ruídos, e promoverá Audiência para o debate do Projeto e da flexibilidade aos horários para manifestações artísticas durante o período carnavalesco e demais festividades tradicionais de nosso município.

HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA MOTOFEST
HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA MOTOFEST

Os integrantes e Presidente do Grupo KM Final receberam na sede do Legislativo a Homenagem especial, pelo Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB), pelos 20 anos da Motofest.

LEI DA PASSAGEM ESTUDANTIL É AVALIADA EM REUNIÃO NO LEGISLATIVO
 LEI DA PASSAGEM ESTUDANTIL É AVALIADA EM REUNIÃO NO LEGISLATIVO

Atendendo o requerimento 01/19 de autoria do Vereador Fred Nunes (PSB) foi realizada no dia 15 de janeiro a reunião com o Vereador e estudantes que foram contemplados com o auxílio de transporte para os cursos técnicos e universitários na cidade de Pelotas, conforme a lei municipal.

EXTRAORDINÁRIA DO LEGISLATIVO
EXTRAORDINÁRIA DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 14/01, os Vereadores aprovaram créditos e projetos de parceria com entidades para os tradicionais eventos do calendário de janeiro.

CARNAVAL EM PAUTA -  Reunião com as Escolas de Samba -
CARNAVAL EM PAUTA  -  Reunião com as Escolas de Samba -

Dando prosseguimento na agenda de reuniões da semana, o tema Carnaval foi pauta proposta pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. O encontro aconteceu no gabinete com a presença do Executivo, Legislativo, Secretaria da Fazenda e com os  representantes das Escolas de Samba.

AGENDA DO PRESIDENTE LEGISLATIVO TRATA DOS EVENTOS TURÍSTICOS
AGENDA DO PRESIDENTE LEGISLATIVO TRATA DOS EVENTOS TURÍSTICOS

  Dando início aos trabalhos na gestão Legislativa deste ano, que o Presidente da Câmara, Vereador Rogerinho Medeiros (PSB), recebeu nesta manhã 3/1/2019, o Presidente do KM Final  - Patrício  Carvalho ( Motofest) e o Patrão CTG Rincão da Fronteira - João Paulo Silveira (festividades tradicionalistas ao 27 de janeiro) para tratar sobre os eventos que mobilizam o turismo local.
               

CÂMARA ELEGE VEREDOR ROGERINHO COMO PRESIDENTE 2019
CÂMARA ELEGE VEREDOR ROGERINHO COMO PRESIDENTE 2019

Na noite  desta quarta-feira (26/12), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguarão o foi feita a votação da Mesa Diretiva e da Representativa para o exercício de 2019, elegendo o Vereador Rogerinho Medeiros do PSB.

VEREADORES VOTAM LEI DO ORÇAMENTO COM EMENDAS
VEREADORES VOTAM LEI DO ORÇAMENTO COM EMENDAS

  Após a realização  da Audiência Pública pela Comissão de Orçamento e Finanças referente ao projeto de lei 120/2018 que trata do orçamento para o exercício de 2019, a Câmara Municipal colocou em pauta para votação o Projeto com diversas emendas parlamentares nesta terça-feira, dia 18 de dezembro.