100%

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 
Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  realizou um estudo para a formatação de um pré-projeto para retomar a inclusão do espanhol na grade curricular no município. Neste período trabalhou sobre este tema  com a Secretaria de Educação, Conselho e com o Executivo, principalmente para tratar sobre  a criação do cargo de professor da língua espanhola para o concurso público.
Mediante a este processo foram realizadas reuniões com a Comissão de Educação e com os professores da Unipampa,  que apresentaram as ações em prol do retorno da língua espanhola. Um tema polêmico e de preocupação não só para o município de fronteira, mas para a Universidade, professores e alunos que atuam nesta área de mercado de trabalho.
            Neste sentido o Vereador Enio Rigatti concluiu em maio a  formatação do Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano. 
O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores na Sessão desta semana, no pronunciamento o Vereador Enio destacou vários dados que confirmam a  importância do ensino da língua espanhola, entre eles: a cidade fronteiriça com o Uruguai,  de termos a Universidade proporcionando a formação de profissionais nesta área ,  do Brasil  fazer  fronteira com 07 países de língua espanhola, do espanhol ser a terceira língua mais falada no mundo e ser a língua oficial do MERCOSUL.    
 “Com a adequação da legislação municipal, tornando o ensino da língua obrigatório pelo menos em Jaguarão, resolvemos minimamente o problema, mas esta é uma das ações que podemos realizar: enriquecendo o currículo da rede municipal e protegendo  a UNIPAMPA, pelo menos a nível local. Outras medidas estão sendo tomadas, e assim estamos cumprindo nosso papel de legisladores, suprindo lacunas e lutando por causas justas”, destacou Vereador Enio na justificativa do Projeto.
Além deste projeto a Câmara também  já realizou a primeira votação do Projeto de Emenda a lei Orgânica, proposta pelos Vereadores, instituindo a língua espanhola na rede de ensino.
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 10:27:59 por: Daniele - Alterado em: 11/10/2018 - 10:52:56 por: Daniele

Notícias

PAVIMENTAÇÃO DA ARNALDO FERREIRA FOI PAUTA NA CÂMARA
PAVIMENTAÇÃO DA ARNALDO FERREIRA FOI PAUTA NA CÂMARA

   A reunião proposta pelos Vereadores Rogerio Medeiros/PSB (Presidente) e Miriam Coelho/PT, no dia 20 de maio, reuniu  moradores da rua Arnaldo Ferreira, Vereadores e o Secretário de Planejamento e  Urbanismo, Rubens Kern, convocado para expor sobre a pavimentação da rua em pauta, localizada no Cerro das Irmandades, que  está prevista no programa Protransporte (PAC2) .

CPI DOS COMBUSTÍVEIS PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO
CPI DOS COMBUSTÍVEIS PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO DE TRABALHO

 Dando prosseguimento aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que objetiva investigar a política de formação de preços dos combustíveis nos Postos de gasolina de Jaguarão, que foi promovida mais uma reunião  pelo Presidente da CPI, Vereador Fred Nunes (PSB) com os Vereadores integrantes: Luiz Veleda- relator (MDB) Jorge Tormes - titular(PDT) e Enio Rigatti - suplente (MDB).

PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA
PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE A REFORMA PREVIDENCIÁRIA

Na quinta-feira, dia 9/5, a Câmara Municipal de Jaguarão mobilizou a participação da comunidade, a representação das instituições federais e municipais, escolas e sindicatos para a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência. A Audiência foi uma proposta da Bancada do partido dos trabalhadores, pelos Vereadores: Miriam Coelho, Janaina Lameiro e Oberte Paiva.

RECONHECIMENTO AOS APICULTORES
RECONHECIMENTO AOS APICULTORES

   Entre as atividades realizadas nesta semana, destacamos o encontro do Presidente do Legislativo, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB), com os Integrantes da Emater e apicultores que participaram da segunda edição do Concurso da Qualidade do Mel.

PAVIMENTAÇÃO DO CERRO DAS IRMANDADES SERÁ DISCUTIDA NA CÂMARA
PAVIMENTAÇÃO DO CERRO DAS IRMANDADES SERÁ DISCUTIDA NA CÂMARA

Uma das reivindicações apresentadas aos Vereadores é a questão da pavimentação, em destaque da rua Arnaldo Ferreira localizada no Cerro das Irmandades.  Esta pavimentação está prevista no programa Protransporte (PAC2)  e até o momento não foi concretizada.

ANTEPROJETO PROPÕE  POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
ANTEPROJETO PROPÕE  POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

  A Vereadora Miriam Coelho (PT), apresentou na Sessão da semana o Anteprojeto 01, uma proposta ao Poder Executivo para dispor sobre aspectos da política municipal de educação no trânsito a ser aplicado na rede municipal de ensino.

LEGISLATIVO PRESTIGIA APICULTORES NO CONCURSO DA QUALIDADE DO MEL
LEGISLATIVO PRESTIGIA APICULTORES NO CONCURSO DA QUALIDADE DO MEL

O Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros, participou da segunda edição do Concurso da qualidade do Mel promovida pela Emater  em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural. Como um dos jurados avaliou  a qualidade do mel referente a apresentação do produto, aparência, aroma e sabor.

PAUTA SOBRE “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO
PAUTA SOBRE  “ADEQUAÇÃO DOS TRAILERS” LOTA O PLENÁRIO

  Uma temática que mobilizou grande participação do público foi a Audiência sobre a adequação dos trailers no  município de Jaguarão. A proposta do evento foi pela bancada do PSB, através dos vereadores: Fred Nunes e Rogerio Medeiros. A Audiência contou com a representação do Executivo, Vereadores e da expressiva participação dos proprietários de trailers e ou quiosques.

LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA EMATER
LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA EMATER

A Emater representada pelos funcionários Analeci Pacheco e Tiago Souza, realizaram a visita ao Presidente do Legislativo, Vereador Rogerio Medeiros. Na oportunidade entregaram o  convite para o segundo Concurso Municipal da Qualidade do Mel.

CÂMARA RECEBE DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AUGUSTO LEIVAS
CÂMARA RECEBE DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO AUGUSTO LEIVAS


    O Presidente da Associação Beneficente Augusto C. de Leivas, João Schwantz, acompanhado dos membros da diretoria solicitaram reunião com o Presidente do Legislativo para solicitar apoio da Câmara referente a adequação da legislação municipal que possibilite desenvolver projetos na área da instituição.