PROJETO DA CÂMARA VALORIZA A PRODUÇÃO DA LINGUIÇA ARTESANAL

Entre as pautas discutidas na semana destaque para o Projeto de lei nº11 do Legislativo que declara como Patrimônio Cultural e Imaterial a Linguiça Artesanal produzida em Jaguarão.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Nos discursos os Vereadores manifestaram o apoio ao projeto que visa o reconhecimento à produção deste  produto  que ganha evidência  no mercado jaguarense e que irá contribuir no desenvolvimento econômico. A proponente, Vereadora Miriam Coelho (PT)   destacou sobre o estudo a esta pauta nos últimos anos,  tendo como foco   a valorização da culinária artesanal pela produção da lingüiça que apresenta características diferenciadas na fabricação trazendo a  referência cultural de nossa localidade. Atualmente mais de 50 famílias se dedicam a este trabalho, sendo sua principal fonte de renda,   comercializando o produto artesanal não só para os moradores de Jaguarão,  mas também aos  visitantes de outros municípios.
Conforme os artigos do projeto, “a declaração da Lingüiça Artesanal como Patrimônio Cultural e Imaterial  acarretará medidas especiais de proteção e preservação, por parte do Governo Municipal, seja mediante ações de incentivo seja pelo aporte de recursos públicos de qualquer ordem.
As medidas de proteção visarão possibilitar a melhor forma de permanência dessa manifestação cultural, com suas características próprias, feita de modo artesanal, valorizando sua forma de preparo, características na confecção e resguardando sua integridade e sua expressividade.”’

Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/10/2018 - 10:02:23 por: Daniele - Alterado em: 04/10/2018 - 10:02:51 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.