LEGISLATIVO PRESTIGIA ATO LITERÁRIO DO CTG RINCÃO

Entre as atividades alusivas a Semana Farroupilha o Legislativo de Jaguarão participou do ato promovido pelo CTG Rincão da Fronteira, nesta terça-feira, dia 18 de  setembro, a “Tarde Literária”relacionada a  história gaúcha.
Na oportunidade foi realizada a entrega das premiações do Concurso Literário sobre a Revolução Farroupilha que envolveu  os alunos do ensino fundamental e médio das  escolas estaduais, municipais e particular. O Presidente Enio Rigatti  fez a entrega aos vencedores, do acervo de livros do Legislativo que retratam a história e patrimônio de Jaguarão .
                 O CTG Rincão da Fronteira, sob a Patronagem de João Paulo Silveira e integrantes, organizaram a "Tarde literária" reunindo alunos que participaram das  palestras com os escritores : Martim Cézar e Eduardo de Souza Soares que abordaram fatos importantes da história farroupilha.  Outra atividade que motivou os participantes  foi a apresentação, pelo integrante do CTG - Marcelo F. da Silva, sobre o manuseio dos arreamentos de cavalos e sobre o significado do lenço,  parte essencial da indumentária do gaúcho.
Uma tarde que motivou e evidenciou o tradicionalismo, despertando a riqueza de nosso patrimônio cultural sobre as raízes gaúchas, destacou o Presidente do Legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/09/2018 - 16:01:08 por: Daniele - Alterado em: 19/09/2018 - 16:37:12 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.