EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA VEREADORES AGILIZAM VOTAÇÃO DE VÁRIOS PROJETOS - REVOGAÇÃO DA LEI DO 13º FOI APROVADA NESTA SESSÃO -

Mediante a manifestação popular após aprovação do Projeto de Lei que concedeu o 13º salário aos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito, as Bancadas do Legislativo realizaram reuniões  para voltar ao debate sobre o tema e avaliar o posicionamento da comunidade que expressou sua opinião a pauta. Mesmo sabendo da legalidade e constitucionalidade  do Projeto, os nove Vereadores que integram o Legislativo  definiram  apresentar o projeto de lei  nº8 que revoga a lei 6.634. Um dos artigos do projeto especifica que fica vedado o pagamento aos membros do Poder Legislativo (vereadores) de parcela remuneratória referente a gratificação natalina (13º salário), independente de parecer ou orientação favorável dos órgãos de Controle  Interno e Externo(TCE) .

O Projeto foi divulgado no dia 10 de julho e o Presidente da Câmara Municipal, Enio Rigatti(MDB), agilizou o processo e agendou a Extraordinária para o dia 12 de julho  para votação não só do Projeto em destaque como também de mais  13 Projetos oriundos do Executivo relacionados a créditos suplementares e  especiais atendendo as áreas da saúde e da educação e desporto. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 16/07/2018 - 10:33:04 por: Daniele - Alterado em: 16/07/2018 - 10:34:28 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.