COMISSÃO DE EDUCAÇÃO RECEBE PROFESSORES DA UNIPAMPA - REVOGAÇÃO DO ESPANHOL NO ENSINO FOI A PAUTA DESTAQUE-

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, o Presidente da Comissão de Educação e Saúde, Vereador Rogerinho Medeiros (PSB) e os integrantes Renato Baucke (PP) e Miriam Coelho (PT), juntamente com o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti (MDB) e o Vereador Oberte Paiva(PT) receberam os professores da Unipampa do Curso de letras – área Espanhol: Carlos Rizzon, Miriam Cristina Carniato, Giane dos Santos e Geice Nunes.
                A pauta em destaque foi sobre a Lei Federal que revoga o ensino do espanhol nas escolas. Um tema polêmico e de preocupação não só para o município de fronteira, mas para a Universidade, professores e alunos que atuam nesta área de mercado de trabalho.
No primeiro momento os professores agradeceram agilização do Legislativo em trabalhar com a pauta, através da Moção de Repúdio à lei 13.417, aprovada durante a semana e que será encaminhada para o Senado, Ministério de Educação e Câmara dos Deputados.
 Durante a reunião os professores explicaram sobre o movimento “FicaEspanhol” que teve início desde 2016 quando surgiu a Medida Provisória e posteriormente a Lei federal que alterou a LDB revogando a lei 11.161 que dispunha sobre a oferta obrigatória do ensino de língua espanhola na educação básica e impôs o ensino do inglês como a única língua estrangeira a ser ensinada nas escolas. Salientaram da importância do ensino do espanhol, já que é a segunda língua mais utilizada na comunidade internacional e a oficial no Mercosul,  e o caso do Estado do RS que conta com 27 cidades que fazem fronteira com o Uruguai e Argentina.  Também demonstraram a preocupação sobre a Universidade que oferece o curso superior nesta área, sobre a situação dos professores, bolsistas e estagiários que investiram nos estudos e que atualmente se deparam com um cenário sem oportunidades no mercado de trabalho mediante esta nova Lei.
Na oportunidade pediram apoio do Legislativo ao movimento “FicaEspanhol”,  à proposta da iniciativa popular para garantia de manutenção do ensino de espanhol em Jaguarão, e à PEC 270/2018 - PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO que acrescenta parágrafo ao art. 209 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, estabelecendo que o ensino da língua espanhola, de matrícula facultativa, constituirá disciplina obrigatória das escolas públicas de ensino fundamental e médio.
Todos os Vereadores  manifestaram o apoio a causa, são sabedores da importância de retomar a inclusão da língua espanhola no currículo escolar diante  todos os fatos citados. O Presidente da Comissão, Vereador Rogerinho, e o Presidente da Câmara, Enio, explicaram que já foi articulado com o Executivo da possibilidade de criar a Legislação municipal para manter o ensino do espanhol nas escolas municipais do ensino fundamental. Que a Câmara agilizará a tramitação da proposição nas próximas semanas para entrar na pauta do processo Legislativo.
No encerramento da reunião o Vereador Rogerinho, Presidente da Comissão, comunicou aos professores que os Vereadores de Jaguarão  já estão articulando com os Deputados Estaduais  sobre o apoio para a aprovação da PEC 270, que deverá entrar para votação no prazo de 10 dias.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/04/2018 - 15:39:28 por: Daniele - Alterado em: 19/04/2018 - 15:39:28 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.