LEGISLATIVO REÚNE  EXECUTIVO E REPRESENTANTES DOS SERVIDORES PARA TRATAR DA FALTA DE PERITOS

De acordo com requerimento  do Vereador do PSB, Fred Nunes, foi realizada a reunião no dia 27 de março com a Secretária de Administração, Presidentes dos sindicatos dos professores e dos servidores, Presidente da Associação dos Funcionários e do Conselho de previdência,  responsável do setor de previdência, com o Vereador Fred , proponente e a participação do Presidente da Casa, Vereador Enio Rigatti.
Na reunião o Vereador Fred explicou que é uma reivindicação antiga a questão  da falta de médicos Peritos credenciados para atuarem junto ao sistema de Previdência de Jaguarão. Muitos servidores enfrentam o problema de efetivarem a  aposentaria , nos casos em que a enfermidade não permite a continuidade de executar o trabalho, como entre outros casos para avaliação médica ao servidor que está de atestado.
Pelo Executivo foi explicado da dificuldade da contratação de médicos para integrarem a junta médica, bem como, dos valores que não  atendem a realidade local. Conforme a Secretária está em tramitação o processo licitatório para a contratação.
Diante a discussão do tema pelos participantes o Vereador Fred identificou que uma das maneiras para agilizar a concessão de aposentadoria por invalidez seria alterar a legislação municipal, substituindo a atual exigência de avaliação por uma junta médica pela previsão de pericia com médico perito do trabalho, à exemplo que já ocorre com outros regimes previdenciários. Assim, na opinião do vereador, além de tornar mais ágil a avaliação dos pedidos de auxílio doença e de aposentadoria por invalidez dos servidores municipais, também seriam reduzidos os custos com a realização destas perícias.
Como encaminhamento, ficou acertado que esta proposta será pauta de uma segunda reunião do grupo, que contará agora com o representante do setor jurídico da prefeitura, reunião esta agendada pelo vereador Fred para a próxima terça-feira, dia 3 de abril, na Câmara de Vereadores.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 02/04/2018 - 16:46:32 por: Daniele - Alterado em: 02/04/2018 - 16:46:32 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.