COMISSÃO DO LEGISLATIVO ACOMPANHARÁ OS TRÂMITES  TÉCNICOS PARA INSTALAÇÃO DOS FREE SHOPS

Nas últimas semanas acompanhamos na mídia a conquista da implantação dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, pois  foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa com a regras finais para a abertura de Free Shops do lado brasileiro.
                     O tema novamente ganhou destaque na Plenária Legislativa. No primeiro momento o Vereador Fred Nunes do PSB, contou com a  aprovação do seu requerimento para indicar a criação de uma Comissão Representativa para acompanhar as deliberações do Grupo Técnico,  por entidades empresariais para trabalhar na elaboração de legislações municipais específicas para a regulamentação dos Free Shops, no que diz respeito ao horário comercial de funcionamento, alteração no zoneamento das localidades propícias para instalação das lojas e análise de projetos de grande porte que porventura surgirem no processo de implantação.  O Vereador salientou que conforme a Lei Municipal nº 6008 de 2014, que autoriza e regulamenta a instalação de Free shops,  prevê a criação de uma Comissão pela Câmara Municipal de Vereadores para prestar este acompanhamento.
 Nesta semana o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti do MDB, reuniu a  Mesa Diretiva da Câmara para tratar da pauta e agilizar as nomeações dos componentes que farão parte desta Comitiva. De acordo com o Vereador Enio a Comissão será pluripartidária e atendendo a proporcionalidade das Bancadas. Conforme as indicações a Comissão  ficou formada pelos titulares: Enio Rigatti(MDB), Fred Nunes (PSB) e Oberte Paiva (PT) e com os suplentes: Renato Baucke (PP) e Jorge Tormes (PDT).
Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/03/2018 - 11:44:26 por: Daniele - Alterado em: 23/03/2018 - 11:44:26 por: Daniele

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano.

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”

JAGUARÃO DEVERÁ RECEBER NOVOS BRIGADIANOS APROVADOS EM CONCURSO

A convocação dos aprovados do último concurso da Brigada Militar, conforme publicação pelo Governo do Estado, motivou uma audiência do vereador Fred Nunes (PSB), Vice-Presidente no exercício da Presidência do Poder Legislativo de Jaguarão, com representantes do Comando Geral da Brigada Militar.

EXPOSIÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CÂMARA

Na abertura da Sessão Legislativa desta semana, o Presidente em exercício, Fred Nunes (PSB) oficializou a abertura da Exposição dos trabalhos confeccionados pelos integrantes da Casa da Economia solidária de Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR

Nesta semana a Tribuna popular contou com a representação da casa da Economia Solidária e do Grupo Mulheres de Frontera.