100%

GRANDE PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE CALENDÁRIO DE EVENTOS


A plenária da Câmara contou com a grande representação de entidades, empreendedores, promotores de eventos, representantes da segurança pública, Secretários municipais e Vereadores que participaram da Audiência Pública realizada no dia 19, proposta pelo Vereador Fred Nunes do PSB, que visou tratar sobre a análise do calendário de eventos.
A mesa principal contou com a participação do Presidente da Câmara, Renato Baucke, Vereador Fred e o Secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Segóvia.
Conforme o Vereador Fred, a Audiência foi um dos encaminhamentos solicitados no curso realizado, em agosto, sobre a lei federal 13.019 que trata da sistemática do repasse de recursos para entidades. Como também tinha o objetivo de reunir as entidades e empreendedores para reavaliar o calendário que conta com inúmeros eventos. A intenção é construir um calendário de eventos enxuto, que contemple os eventos que efetivamente tem potencial de atração turísticas para Jaguarão, otimizando os recursos públicos para a realização destas atividades, destaca o Vereador.
Na oportunidade foi apresentado aos participantes a Lei 6.444 do calendário 2017, aprovada em dezembro de 2016. Foram feitos questionamentos sobre as características dos eventos, pois alguns tem o foco turístico e outros comunitários, como também daqueles que estão no calendário nacional em que automaticamente o município já realiza. Os participantes avaliaram os meses em que os eventos estão inseridos, muitos deveriam ter alterações, enfim, várias propostas foram apresentadas durante a Audiência buscando redefinir um calendário oficial mais efetivo e planejado, atendendo o desenvolvimento turístico. Também foi sugerido a criação de um calendário cultural promovido pela Secretaria de cultura, dando a divulgação a todos os eventos de foco local e comunitário.
Conforme as sugestões o Vereador Fred apresentou os encaminhamentos para iniciar um processo de trabalho e de avaliação em tempo hábil, assim ficou definido uma reunião com os integrantes dos Conselhos de Turismo e de Política Cultural para estudar e avaliar de forma mais aprofundada o calendário de eventos com o objetivo de montar uma nova proposta, a qual será apresentada em novembro na segunda Audiência pública sobre o tema, reunindo todos os participantes. Caso for aprovada a nova reestrutura do calendário, será transformada em Projeto de lei para tramitar no processo legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 30/10/2017 - 10:07:57 por: Daniele - Alterado em: 30/10/2017 - 10:07:57 por: Daniele

Notícias

ATIVIDADE DO LEGISLATIVO  ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE
ATIVIDADE DO LEGISLATIVO  ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

  O Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti - MDB, já programou a atividade da Câmara Municipal alusiva ao aniversário da cidade que neste ano comemora 163 anos. O evento será em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão  e o enfoque será o lançamento do Volume 10 do “Cadernos Jaguarenses”.

LEGISLATIVO DARÁ CONTINUIDADE À CAMPANHA “FAÇA RENDER SOLIDARIEDADE”
LEGISLATIVO DARÁ CONTINUIDADE À CAMPANHA “FAÇA RENDER SOLIDARIEDADE”

A Campanha institucional do Poder Legislativo “FAÇA RENDER SOLIDARIEDADE” promovida em fevereiro deste ano, pela proposição do Vereador Fred Nunes (PSB),  terá continuidade nos próximos meses  motivando os contribuintes a destinarem uma porcentagem da Declaração do imposto de renda devido, dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal, para ajudar as entidades de Jaguarão.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA
CAMPANHA OUTUBRO ROSA

O Poder Legislativo agradece a comunidade jaguarense pelas doações na campanha do Outubro Rosa.
A solidariedade de vocês deixaram mais colorida a vida das mulheres que buscam o tratamento contra o Câncer de mama.
Agradecemos também a pequena Amanda Gonzalez Barreiro por fazer parte desta campanha.

SOLIDARIEDADE CONTEMPLOU A  CAMPANHA OUTUBRO ROSA  
SOLIDARIEDADE CONTEMPLOU A  CAMPANHA OUTUBRO ROSA  

Desde o lançamento da campanha do Legislativo “Rosa, um tom de amor para nossas heroínas”, muitas  pessoas se solidarizaram com esta ação que objetivou  atender a autoestima das mulheres que realizam tratamento contra o câncer de mama. A campanha focou a arrecadação de  lenços   e maquiagens para serem destinadas às pacientes que estão no procedimento clínico.

UBS RECEBERÁ NOME DE “DARCI RIBEIRO”
UBS RECEBERÁ NOME DE “DARCI RIBEIRO”

Entre os projetos de créditos aprovados na Sessão da Câmara  Municipal nesta semana, destacamos o Projeto do Executivo  que denomina de  DARCI AMAURY RIBEIRO, a Unidade Básica de Saúde(UBS), localizada na Rua XV de Novembro n.º 1673, no Bairro Centro.

MOÇÃO DE REPÚDIO DO LEGISLATIVO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
MOÇÃO DE REPÚDIO DO LEGISLATIVO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

De acordo com o ocorrido no último final de semana sobre o ato de vandalismo na Gruta de Oxum, com a destruição das imagens de Oxum e do Pai Oxalá, que o Vereador do PSB, Fred Nunes, destacou esta pauta na  Sessão Ordinária da semana,  apresentando a Moção de Repúdio à intolerância religiosa e pela liberdade de crença e culto

LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA
LEGISLATIVO LANÇA NOVA CAMPANHA ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

“ROSA, um tom de amor para nossas heroínas”, é a nova campanha do mês Outubro Rosa,  promovida pela Câmara Municipal de Jaguarão, através do requerimento do Vereador Luiz Veleda(MDB), em  parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Jaguarão.

ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR
ATIVIDADES JOVEM PARLAMENTAR

Entre os encontros realizados com os Jovens Parlamentares foram promovidas palestras sobre as funções do Vereador, atribuição dos Poderes e técnicas de Oratória.

PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
PROJETO DA CÂMARA INCLUI O ESPANHOL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

                    Diante da legislação nacional determinar que apenas a língua inglesa será ofertada de forma obrigatória,  revogando o ensino do espanhol nas escolas, que o Vereador Enio Rigatti (MDB), Presidente do Legislativo,  apresentou o Projeto de lei 5/2018,  que  trata da inclusão da disciplina da língua espanhola no currículo do ensino fundamental, inicialmente de forma optativa (ensino fundamental) e obrigatoriamente para os estudantes do 6º ao 9º ano. 

ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO
ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

  Entre os Anteprojetos (propostas ao Executivo) aprovados nas últimas semanas, destacamos a proposta da Vereadora Miriam Coelho (PT),  que cria o Fundo  Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana do Município de Jaguarã, para proporcionar amparo financeiro aos programas, projetos, convênios relacionados a pauta.

ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO
ARTESANATO GANHA DESTAQUE NO EVENTO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das atividades o Poder Legislativo, parceiro com atividades do curso de Gestão em Turismo/Unipampa,  realizou na amanhã do dia 27 de setembro, a Mesa Redonda para debater sobre  “O artesanato como fonte de renda e produto turístico.”