IFSUL RECEBE PARLAMENTO JAGUARENSE

O Legislativo representado por seus Vereadores e equipe de funcionários promoveram a Sessão Descentralizada na sede do IFSUL, nesta terça-feira, dia 12/6. A Sessão foi proposta pelos Vereadores Fred Nunes e Rogerio Medeiros do PSB.
O momento foi significativo, a Câmara Municipal proporcionou um espaço para a comunidade, que integra a instituição de ensino, a participar dos atos e acompanhar a tramitação da discussão dos projetos e pautas pertinentes aos assuntos municipais.
            Na oportunidade foi cedido o espaço da Tribuna Popular ao Diretor do IFSUL, Fabian Debenedetti, e ao Presidente do Grêmio estudantil, Leonardo Moreno, onde explanaram sobre a história do IFSUL em Jaguarão, sua atuação e cursos oferecidos, projetos voltados à comunidade, bem como, as principais demandas da Instituição, entre elas destacamos: a intenção e meta do IFsul de se tornar uma unidade “Campus”, pois atualmente é um campus avançado, e com esta mudança poderia aumentar o número de vagas, oferecer novos cursos, ampliar o mercado de trabalho não só com ingresso de novos servidores,  mas com a preparação de novos profissionais. A questão da infraestrutura com relação ao acesso do prédio também foi pauta. A reivindicação sobre a  pavimentação da rua vem sendo solicitada nos últimos anos, desde o funcionamento do prédio, pois em dias de chuva o trecho de acesso ao IFSUL fica intransitável, dificultando a entrada de alunos e funcionários, bem como, da comunidade que reside no entorno da instituição.
            O Presidente da Câmara e Vereadores manifestaram seu apoio às demandas do IFSUL e se colocaram à disposição para articular as propostas apresentadas.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/06/2018 - 10:01:03 por: Daniele - Alterado em: 21/06/2018 - 10:01:53 por: Daniele

PROJETO DA CÂMARA  INSTITUI   “SETEMBRO VERDE”

Um dos temas discutidos na Plenária da Câmara foi a questão da doação de órgãos, pauta  do Projeto de lei da Vereadora Jana Lameiro (PT), que institui no município de Jaguarão, o mês da Doação de Órgãos, denominado ‘Setembro Verde’, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos a ser realizado anualmente durante o mês de setembro.

LEGISLATIVO PRESTIGIA ATO LITERÁRIO DO CTG RINCÃO

Entre as atividades alusivas a Semana Farroupilha o Legislativo de Jaguarão participou do ato promovido pelo CTG Rincão da Fronteira, nesta terça-feira, dia 18 de  setembro, a “Tarde Literária” alusiva a história gaúcha.

MEMORIAL DO LEGISLATIVO

Diariamente o Memorial do Legislativo recebe visitas de alunos e professores de Universidades, escolas e turistas. Nesta semana recebemos a visita de Soléne Marié, natural da França, e que há 3 anos mora no Brasil. Soléne está realizando um trabalho de pesquisa no Memorial do Legislativo pela Universidade de Brasília.

ANTEPROJETO PROPÕE ALTERAÇÃO NO CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL

Entre a lista de projetos divulgados nesta semana, destacamos o Anteprojeto  que aumenta o número  de cargos de Assistente  Social no quadro de servidores. A proposta foi da Vereadora Janaina Lameiro (PT).  O Anteprojeto é uma sugestão ao Executivo, a Vereadora fez a proposta visando atender as  escolas da rede municipal com o trabalho diário e contínuo deste profissional.

LEGISLATIVO EM APOIO AOS FESTEJOS DA SEMANA FARROUPILHA
LEGISLATIVO EM APOIO AOS FESTEJOS DA SEMANA  FARROUPILHA

A temática sobre as atividades desenvolvidas durante a Semana Farroupilha foi pauta nas últimas semanas no Poder Legislativo através de reunião com a Presidência e Comissão organizadora. A Câmara em apoio ao grande evento municipal aprovou, em Extraordinária, o Projeto de lei sobre o o repasse de recursos para as festividades.

REUNIÃO DO LEGISLATIVO DESTACA PAUTA DOS SERVIDORES DA SAÚDE

Nesta segunda-feira, foi realizada no Legislativo a reunião com os técnicos de enfermagem, enfermeiros, juntamente com o Procurador do município, Luiz Pradelino Mendes Júnior, Secretário Municipal da saúde, Rogério Cruz e o Vereador Luiz Veleda (MDB), proponente da reunião, para tratar das reivindicações da categoria.

MAIS UM PROJETO DO LEGISLATIVO EM PROL DOS AUTISTAS

Conforme a pauta de votação dos projetos, foi destaque o projeto de lei do Legislativo 6 , de autoria da Vereadora Miriam Coelho (PT)que trata da obrigatoriedade de colocação do símbolo  de conscientização  do  autismo nas placas de atendimento prioritário afixadas nos estabelecimentos privados localizados em Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR NO LEGISLATIVO

Na última Sessão Ordinária do mês a Tribuna Popular do Legislativo contou com a participação de representantes da comunidade jaguaranse para tratar sobre as pautas: Santa Casa de caridade e 120 anos da Igreja Episcopal, Paróquia de Cristo.

HISTÓRIA DO CLUBE 24 É RECONHECIDA COM LOUVOR

Entre as diversas atividades alusivas ao centenário do Clube 24 de Agosto, destacamos o evento do Poder Legislativo através da Sessão solene realizada no dia 23 de agosto, na sede do Clube.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO SOBRE PROJETO DA ELEIÇÃO DE DIRETORES

No dia 23 de agosto  a Comissão de Educação do Legislativo promoveu a reunião com  as integrantes do Conselho municipal de Educação e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação para dar prosseguimento de estudo e discussão do Projeto de lei 20/2018 do Executivo,  que  altera os procedimentos para eleição dos diretores das escolas municipais.