‘EVASÃO ESCOLAR” REÚNE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

Cumprindo a agenda alusiva a semana do planejamento familiar, a Câmara Municipal, atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho (PT) reuniu professores, pais, alunos, representantes da Secretaria de Educação, IFSUL,  Assembléia Legislativa do RS, pela Deputada Miriam Marroni e integrantes da UNDIME – União dos Dirigentes municipais de Educação, para tratar sobre a pauta muito debatida nas escolas que é a “Evasão escolar”.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 18 de junho, na Biblioteca, contou com a apresentação teatral sobre o tema através dos integrantes do programa AABB Comunidade. Após os trabalhos foram focados ao palestrante  André Lemes - licenciado em História e  mestre em Educação ambiental, servidor público da FURG, desde 2006 ocupa cargo em assuntos educacionais. Foi diretor do Centro de Atenção Integral à criança e adolescente da Escola Municipal Cidade do Rio Grande. Desde 2013 ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação de Rio Grande. Em 2015 foi eleito presidente da Undime /RS.

O palestrante apresentou importantes dados sobre o tema “Evasão Escolar”, na oportunidade  fez um relato sobre o plano municipal de Educação do município e apresentou diversos diagnósticos e resultados para diminuir os casos de evasão no ensino. Uma das pautas em destaque foi sobre o “Busca Ativa Escola”, uma plataforma que apóia gestores públicos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.O programa  foi desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e está alinhada aos objetivos do Fora da Escola Não Pode!, do UNICEF.

No encerramento foi destinado um espaço ao Diretor do IFSUL, Fabian Debenedetti, que apresentou sobre o Instituto e suas ofertas em cursos e atuação profissional, uma ferramenta que incentiva os alunos a continuar na educação e buscar a qualificação no ramo de trabalho.

A Vereadora Miriam fez seu agradecimento aos participantes e destacou da relevância da pauta, um dos problemas que as escolas,  das diferentes esferas, vem enfrentando e é necessário unir os profissionais para o debate e buscar ações para manter e motivar as crianças e adolescentes  no âmbito educacional, e assim, alinhar e motivar o futuro dos jovens para  a profissionalização.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/06/2018 - 09:34:25 por: Daniele - Alterado em: 21/06/2018 - 09:34:25 por: Daniele

PROPOSTA DE CAMPANHA AUXÍLIO MORADIA SERÁ DESENVOLVIDA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPA

Na quinta-feira, dia 12 de julho, momento importante e gratificante ao Vereador Luiz Veleda, pois foi lançado no gabinete do Prefeito a proposta de projeto do Vereador, o “Banco de Obras” que objetiva mobilizar a comunidade para doar materiais que possam ser reutilizados como portas, janelas e moveis, entre outros, para destinar a população que mais precisa.

MORADORES DO CERRO DAS  IRMANDADES SE REÚNEM COM VEREADORES

Em atendimento ao requerimento do Vereador da Bancada do MDB, Luiz Veleda,  foi realizada na quarta-feira dia 11 de julho a reunião com a representação de moradores do Cerro das Irmandades, juntamente com o Secretário municipal de serviços Urbano,  Marcelo Rodrigues  e o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti.

LEGISLATIVO PARTICIPA DO COMITÊ DA LAGOA MIRIM

Nesta segunda, dia 9 de julho, foi realizada mais uma reunião do Comitê de Gerenciamento da Lagoa Mirim e São Gonçalo, a edição da reunião foi realizada em Jaguarão, no CTG Rincão da Fronteira. O Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti (MDB) representará mais uma vez o Legislativo jaguarense como integrante do Comitê.

VEREADORES APROVAM ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO HORTO MUNICIPAL

Um dos projetos votados na semana foi o Anteprojeto 03/2018,  do Vereador do PT, Oberte Paiva, que propõe a criação, por parte do Poder Executivo, do HORTO MUNICIPAL, destinado a prover espécimes ornamentais, frutíferas e de arborização urbana.

TRIBUNA POPULAR DO LEGISLATIVO

Nesta terça-feira, dia 26 de junho, última Sessão do mês, foi concedida a Tribuna Popular para o Diretor do Instituto Cultural e Esportivo  MAKTUB, Tiago Coimbra Machado, que fez uma brilhante apresentação do relatório sobre o 3º Festival  Internacional Jaguarão em Dança realizado nos dias 17 a 20 de maio.

SOLENE AOS  100 ANOS DO CLUBE

Com o objetivo de prestar o reconhecimento oficial a um dos clubes que tem  destaque na cultura e história de atuação, que os  Vereadores da Bancada do PT, por iniciativa da Vereadora Miriam Coelho , apresentaram o requerimento para realização da Sessão alusiva aos 100 anos do Clube 24 de agosto.

EMENDA DO LEGISLATIVO AO PROJETO DO TRANSPORTE PARA ALUNOS

Uma das pautas aprovadas foi o Projeto de lei do Executivo 37/2018 que autoriza a administração  custear o transporte para estudantes de cursos técnicos e universitários para a cidade de Pelotas. O projeto contou com a aprovação da emenda proposta pelo Vereador Fred Nunes(PSB),  que fez adequações.

CONCURSO PÚBLICO SERÁ PAUTA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

O tema tem sido questionado por muitas pessoas interessadas em fazer  o processo seletivo, neste sentido que o Vereador do PSB, Fred Nunes apresentou requerimento para que a Câmara realizasse a Audiência Pública, reunindo representantes do Executivo, Legislativo para tratar sobre a realização do Concurso em Jaguarão.

‘EVASÃO ESCOLAR” REÚNE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

Cumprindo a agenda alusiva a semana do planejamento familiar, a Câmara Municipal, atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho (PT) reuniu professores, pais, alunos, representantes da Secretaria de Educação, IFSUL,  Assembléia Legislativa do RS, para tratar sobre a pauta muito debatida nas escolas que é a “Evasão escolar”.