100%

‘EVASÃO ESCOLAR” REÚNE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

Cumprindo a agenda alusiva a semana do planejamento familiar, a Câmara Municipal, atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho (PT) reuniu professores, pais, alunos, representantes da Secretaria de Educação, IFSUL,  Assembléia Legislativa do RS, pela Deputada Miriam Marroni e integrantes da UNDIME – União dos Dirigentes municipais de Educação, para tratar sobre a pauta muito debatida nas escolas que é a “Evasão escolar”.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 18 de junho, na Biblioteca, contou com a apresentação teatral sobre o tema através dos integrantes do programa AABB Comunidade. Após os trabalhos foram focados ao palestrante  André Lemes - licenciado em História e  mestre em Educação ambiental, servidor público da FURG, desde 2006 ocupa cargo em assuntos educacionais. Foi diretor do Centro de Atenção Integral à criança e adolescente da Escola Municipal Cidade do Rio Grande. Desde 2013 ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação de Rio Grande. Em 2015 foi eleito presidente da Undime /RS.

O palestrante apresentou importantes dados sobre o tema “Evasão Escolar”, na oportunidade  fez um relato sobre o plano municipal de Educação do município e apresentou diversos diagnósticos e resultados para diminuir os casos de evasão no ensino. Uma das pautas em destaque foi sobre o “Busca Ativa Escola”, uma plataforma que apóia gestores públicos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.O programa  foi desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e está alinhada aos objetivos do Fora da Escola Não Pode!, do UNICEF.

No encerramento foi destinado um espaço ao Diretor do IFSUL, Fabian Debenedetti, que apresentou sobre o Instituto e suas ofertas em cursos e atuação profissional, uma ferramenta que incentiva os alunos a continuar na educação e buscar a qualificação no ramo de trabalho.

A Vereadora Miriam fez seu agradecimento aos participantes e destacou da relevância da pauta, um dos problemas que as escolas,  das diferentes esferas, vem enfrentando e é necessário unir os profissionais para o debate e buscar ações para manter e motivar as crianças e adolescentes  no âmbito educacional, e assim, alinhar e motivar o futuro dos jovens para  a profissionalização. 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/06/2018 - 09:34:25 por: Daniele - Alterado em: 21/06/2018 - 09:34:25 por: Daniele

Notícias

PROJETO DA CÂMARA  INSTITUI   “SETEMBRO VERDE”
PROJETO DA CÂMARA  INSTITUI   “SETEMBRO VERDE”

 Um dos temas discutidos na Plenária da Câmara foi a questão da doação de órgãos, pauta  do Projeto de lei da Vereadora Jana Lameiro (PT), que institui no município de Jaguarão, o mês da Doação de Órgãos, denominado ‘Setembro Verde’, dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos a ser realizado anualmente durante o mês de setembro.

LEGISLATIVO PRESTIGIA ATO LITERÁRIO DO CTG RINCÃO
LEGISLATIVO PRESTIGIA ATO LITERÁRIO DO CTG RINCÃO

Entre as atividades alusivas a Semana Farroupilha o Legislativo de Jaguarão participou do ato promovido pelo CTG Rincão da Fronteira, nesta terça-feira, dia 18 de  setembro, a “Tarde Literária” alusiva a história gaúcha.

MEMORIAL DO LEGISLATIVO
MEMORIAL DO LEGISLATIVO

   Diariamente o Memorial do Legislativo recebe visitas de alunos e professores de Universidades, escolas e turistas. Nesta semana recebemos a visita de Soléne Marié, natural da França, e que há 3 anos mora no Brasil. Soléne está realizando um trabalho de pesquisa no Memorial do Legislativo pela Universidade de Brasília.

ANTEPROJETO PROPÕE ALTERAÇÃO NO CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL
ANTEPROJETO PROPÕE ALTERAÇÃO NO CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL

Entre a lista de projetos divulgados nesta semana, destacamos o Anteprojeto  que aumenta o número  de cargos de Assistente  Social no quadro de servidores. A proposta foi da Vereadora Janaina Lameiro (PT).  O Anteprojeto é uma sugestão ao Executivo, a Vereadora fez a proposta visando atender as  escolas da rede municipal com o trabalho diário e contínuo deste profissional.

LEGISLATIVO EM APOIO AOS FESTEJOS DA SEMANA FARROUPILHA
LEGISLATIVO EM APOIO AOS FESTEJOS DA SEMANA  FARROUPILHA

A temática sobre as atividades desenvolvidas durante a Semana Farroupilha foi pauta nas últimas semanas no Poder Legislativo através de reunião com a Presidência e Comissão organizadora. A Câmara em apoio ao grande evento municipal aprovou, em Extraordinária, o Projeto de lei sobre o o repasse de recursos para as festividades.

REUNIÃO DO LEGISLATIVO DESTACA PAUTA DOS SERVIDORES DA SAÚDE
REUNIÃO DO LEGISLATIVO DESTACA PAUTA DOS SERVIDORES DA SAÚDE

 Nesta segunda-feira, foi realizada no Legislativo a reunião com os técnicos de enfermagem, enfermeiros, juntamente com o Procurador do município, Luiz Pradelino Mendes Júnior, Secretário Municipal da saúde, Rogério Cruz e o Vereador Luiz Veleda (MDB), proponente da reunião, para tratar das reivindicações da categoria.

MAIS UM PROJETO DO LEGISLATIVO EM PROL DOS AUTISTAS
MAIS UM PROJETO DO LEGISLATIVO EM PROL DOS AUTISTAS

Conforme a pauta de votação dos projetos, foi destaque o projeto de lei do Legislativo 6 , de autoria da Vereadora Miriam Coelho (PT)que trata da obrigatoriedade de colocação do símbolo  de conscientização  do  autismo nas placas de atendimento prioritário afixadas nos estabelecimentos privados localizados em Jaguarão.

TRIBUNA POPULAR NO LEGISLATIVO
TRIBUNA POPULAR NO LEGISLATIVO

   Na última Sessão Ordinária do mês a Tribuna Popular do Legislativo contou com a participação de representantes da comunidade jaguaranse para tratar sobre as pautas: Santa Casa de caridade e 120 anos da Igreja Episcopal, Paróquia de Cristo.

HISTÓRIA DO CLUBE 24 É RECONHECIDA COM LOUVOR
HISTÓRIA DO CLUBE 24 É RECONHECIDA COM LOUVOR

Entre as diversas atividades alusivas ao centenário do Clube 24 de Agosto, destacamos o evento do Poder Legislativo através da Sessão solene realizada no dia 23 de agosto, na sede do Clube.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO SOBRE PROJETO DA ELEIÇÃO DE DIRETORES
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UMA REUNIÃO SOBRE PROJETO DA ELEIÇÃO DE DIRETORES

No dia 23 de agosto  a Comissão de Educação do Legislativo promoveu a reunião com  as integrantes do Conselho municipal de Educação e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação para dar prosseguimento de estudo e discussão do Projeto de lei 20/2018 do Executivo,  que  altera os procedimentos para eleição dos diretores das escolas municipais.