SALA DE DEPOIMENTO ESPECIAL FOI TEMA DE MOÇÃO LEGISLATIVA

No mês de maio uma das pautas em evidência foi a campanha nacional ao  Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  O tema também  foi destaque no pronunciamento da Delegada P. Civil,  Juliana Ribeiro, que através da  Tribuna Popular, explicou sobre o  atendimento aos casos, índices e principalmente da necessidade  de ter uma sala específica para o depoimento das vítimas. O principal objetivo da sala de depoimento especial é evitar a chamada revitimização das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, ao terem que repetir suas histórias para várias autoridades no decorrer de todo o procedimento policial e judicial.
No sentido de agilizar e buscar parcerias para a solução  dos  problemas apresentados que o Vereador Luiz Veleda (MDB) contou com a aprovação da Moção de APOIO para a instalação de uma sala especial, junto a Delegacia de Policia Civil de Jaguarão.
A Moção  será  encaminhada à Secretaria Estadual de Segurança Pública, ao Governado do Estado e até mesmo ao nosso Prefeito Municipal, para que também possa apoiar a iniciativa.
          Nos pronunciamentos e na justificativa da Moção, o Vereador destacou que a criação da uma sala cumpre com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina que a privacidade e a segurança das vítimas e das testemunhas de violência sejam preservadas, pois  elas não devem ser ouvidas em nenhum outro lugar nem por outras pessoas a não ser nessa sala especial, que seja também acolhedora, lúdica, um ambiente de acolhimento.
A situação é gravíssima e merece nossa atenção com prioridade. Uma pauta que deve reunir todas as forças políticas,  dos agentes atuantes nas mais diversas esferas para colaborar com o atendimento de nossas crianças e adolescentes, destaca o Vereador.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/06/2018 - 10:22:54 por: Daniele - Alterado em: 07/06/2018 - 10:30:25 por: Daniele

SALA DE DEPOIMENTO ESPECIAL FOI TEMA DE MOÇÃO LEGISLATIVA

No sentido de agilizar e buscar parcerias para prestar melhor atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência, que o Vereador Luiz Veleda (MDB) contou com a aprovação da Moção de APOIO para a instalação de uma sala especial, junto a Delegacia de Policia Civil de Jaguarão.

SOLENE ENALTECE OS 185 ANOS DA CÂMARA MUNICIPAL

No dia 30 de maio, o Presidente da Câmara, Enio Rigatti (MDB), encerrou as atividades do mês de maio, alusivo ao aniversário da Câmara, com a Sessão Solene para o descerramento da Placa oficial dos 185 anos de história do Legislativo.

ANTEPROJETO APRESENTA CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL À PROTEÇÃO DE ANIMAIS

Dando continuidade  ao tema sobre ação protetora de animais, que o Vereador Jorge Tormes do PDT, apresentou nesta semana o Anteprojeto  02 referente a  criação do Fundo Municipal de Proteção aos Animais e do Conselho Municipal de Proteção aos Animais,  para dar continuidade a implantação de políticas públicas, envolvendo Poder Público e sociedade civil, e promover o controle populacional de animais na cidade.

LEGISLATIVO PROMOVE PALESTRA COM TRIBUNAL DE CONTAS DO RS

Efetivando mais uma atividade alusiva aos 185 anos de aniversário da Câmara de Jaguarão. O Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti(MDB), promoveu na sede Parlamentar o encontro com representantes das Câmaras da Região sul, Secretários municipais, servidores e convidados para a Palestra ministrada pelo Corregedor Geral do TCE - RS, Senhor Marco Peixoto.

DECRETO 35

CONFORME O DECRETO 35 DO PODER EXECUTIVO, A CÂMARA MUNICIPAL RETORNARÁ COM EXPEDIENTE NORMAL NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28 DE MAIO.
COMUNICAMOS QUE AS INSCRIÇÕES PARA A PALESTRA "EVASÃO ESCOLAR" PODERÃO SER REALIZADAS NA SEGUNDA-FEIRA A PARTIR DAS 8HS NA SECRETARIA DA CÂMARA OU NO LOCAL DO EVENTO À PARTIR DAS 18HS.

Hoje é nosso dia!

Hoje marcamos mais um dia histórico, 185 anos registrado em 22 de maio de 1833. Parabéns ao Legislativo jaguarense!

PAUTA DO CITADINO LOTA PLENÁRIO LEGISLATIVO

Na noite do dia 18 de maio a Câmara Municipal de Jaguarão recebeu representantes dos times e escolas de futsal para tratar sobre o campeonato CITADINO de Futsal 2018.
O evento objetivou reunir o público para avaliar e discutir sobre o regulamento do campeonato que se tornou um dos grande eventos esportivos em nosso município, congregando a participação de muitos esportistas, turistas e comunidade.

LEGISLATIVO EMPOSSA OS NOVOS JOVENS PARLAMENTARES

Na tarde do dia 15 de maio, o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti, conduziu a Sessão de Posse dos Jovens Parlamentares para a gestão 2018. Na oportunidade estiveram presentes os  Vereadores das Bancadas, Secretário de Educação, Adão Samarone,  o Secretário da Fazenda, representando o Prefeito Municipal, Carlos Eduardo Pereira, professores, diretores, familiares dos alunos para registrar o ingresso de 7 jovens no Programa.

LEGISLATIVO REALIZA ELEIÇÃO DOS JOVENS PARLAMENTARES

Nesta semana foi concretizada mais uma atividade alusiva ao aniversário dos 185 anos da Câmara Municipal, o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti – MDB, realizou nesta quinta-feira a eleição, através de sorteio, dos Jovens Parlamentares que atuarão na gestão 2018.

LEGISLATIVO REALIZA ATO NA GALERIA DOS PRESIDENTES

Dando início às comemorações alusivas aos 185 anos do Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Enio Rigatti (MDB) e os demais legisladores receberam autoridades e convidados para a realização do Ato oficial da Galeria dos Presidentes, o  descerramento do Quadro da  Vereadora Roseli Calvetti-PT, Presidente na gestão 2016.