LEGISLATIVO OFICIALIZA CAMPANHA “FAÇA RENDER SOLIDARIEDADE”

Na segunda, dia 12 de março, representantes das entidades assistenciais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, dos Direitos a Pessoa idosa, contadores e convidados participaram da Audiência Pública,  proposta do Vereador Fred Nunes (PSB), com o objetivo de apresentar a campanha do Legislativo “ Faça Render Solidariedade”. A campanha é uma forma de mobilizar a comunidade jaguarense a destinar parte do imposto de renda aos fundos municipais, que no caso de Jaguarão são: FUMDICA( Fundo Municipal da Criança e Adolescente e FUMDIPI(Fundo Municipal dos Direitos à Pessoa Idosa).
                Na oportunidade o contador Luciano Terra foi convidado a realizar uma explanação sobre os procedimentos  para destinar a porcentagem de 6% ou 3% pela pessoa física e de 1% pela pessoa Jurídica para as entidades cadastradas nos Conselhos.
                Durante a apresentação ele explicou que ao pesquisar o link da Receita foi identificado uma falha cadastral  que não estava  permitindo a destinação dos recursos para os Fundos de Jaguarão. Mediante ao fato o Vereador Fred, entre os encaminhamentos da Audiência, mobilizou uma Comissão representativa composta por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho do Idoso, Apae e Assessoria Jurídica da Câmara e agendou uma reunião com a Secretária de Desenvolvimento Social, Renata Termezana. O encontro aconteceu no dia 15 de março e conforme discussão da pauta a Secretária se comprometeu na  agilização dos trâmites legais.
O Vereador Fred Nunes, na oportunidade, realizou a entrega do material institucional e salientou da importância de ampliar a rede de colaboradores e apoiadores nesta campanha social que será divulgada durante o ano. Conforme informações da Secretaria os cadastros já foram atualizados e as contas dos Fundos já estão aptas a receber osa recursos. serão concluídos O Legislativo ampliará a divulgação nas  instituições públicas, comércio e  escritórios de contabilidade durante o ano.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/03/2018 - 11:42:44 por: Daniele - Alterado em: 23/03/2018 - 11:42:44 por: Daniele

PROPOSTA DE CAMPANHA AUXÍLIO MORADIA SERÁ DESENVOLVIDA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPA

Na quinta-feira, dia 12 de julho, momento importante e gratificante ao Vereador Luiz Veleda, pois foi lançado no gabinete do Prefeito a proposta de projeto do Vereador, o “Banco de Obras” que objetiva mobilizar a comunidade para doar materiais que possam ser reutilizados como portas, janelas e moveis, entre outros, para destinar a população que mais precisa.

MORADORES DO CERRO DAS  IRMANDADES SE REÚNEM COM VEREADORES

Em atendimento ao requerimento do Vereador da Bancada do MDB, Luiz Veleda,  foi realizada na quarta-feira dia 11 de julho a reunião com a representação de moradores do Cerro das Irmandades, juntamente com o Secretário municipal de serviços Urbano,  Marcelo Rodrigues  e o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti.

LEGISLATIVO PARTICIPA DO COMITÊ DA LAGOA MIRIM

Nesta segunda, dia 9 de julho, foi realizada mais uma reunião do Comitê de Gerenciamento da Lagoa Mirim e São Gonçalo, a edição da reunião foi realizada em Jaguarão, no CTG Rincão da Fronteira. O Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti (MDB) representará mais uma vez o Legislativo jaguarense como integrante do Comitê.

VEREADORES APROVAM ANTEPROJETO PARA CRIAÇÃO DO HORTO MUNICIPAL

Um dos projetos votados na semana foi o Anteprojeto 03/2018,  do Vereador do PT, Oberte Paiva, que propõe a criação, por parte do Poder Executivo, do HORTO MUNICIPAL, destinado a prover espécimes ornamentais, frutíferas e de arborização urbana.

TRIBUNA POPULAR DO LEGISLATIVO

Nesta terça-feira, dia 26 de junho, última Sessão do mês, foi concedida a Tribuna Popular para o Diretor do Instituto Cultural e Esportivo  MAKTUB, Tiago Coimbra Machado, que fez uma brilhante apresentação do relatório sobre o 3º Festival  Internacional Jaguarão em Dança realizado nos dias 17 a 20 de maio.

SOLENE AOS  100 ANOS DO CLUBE

Com o objetivo de prestar o reconhecimento oficial a um dos clubes que tem  destaque na cultura e história de atuação, que os  Vereadores da Bancada do PT, por iniciativa da Vereadora Miriam Coelho , apresentaram o requerimento para realização da Sessão alusiva aos 100 anos do Clube 24 de agosto.

EMENDA DO LEGISLATIVO AO PROJETO DO TRANSPORTE PARA ALUNOS

Uma das pautas aprovadas foi o Projeto de lei do Executivo 37/2018 que autoriza a administração  custear o transporte para estudantes de cursos técnicos e universitários para a cidade de Pelotas. O projeto contou com a aprovação da emenda proposta pelo Vereador Fred Nunes(PSB),  que fez adequações.

CONCURSO PÚBLICO SERÁ PAUTA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

O tema tem sido questionado por muitas pessoas interessadas em fazer  o processo seletivo, neste sentido que o Vereador do PSB, Fred Nunes apresentou requerimento para que a Câmara realizasse a Audiência Pública, reunindo representantes do Executivo, Legislativo para tratar sobre a realização do Concurso em Jaguarão.

‘EVASÃO ESCOLAR” REÚNE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

Cumprindo a agenda alusiva a semana do planejamento familiar, a Câmara Municipal, atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho (PT) reuniu professores, pais, alunos, representantes da Secretaria de Educação, IFSUL,  Assembléia Legislativa do RS, para tratar sobre a pauta muito debatida nas escolas que é a “Evasão escolar”.