100%

O TEMA  “ALIENAÇÃO PARENTAL”  LEVOU PÚBLICO PARA O LEGISLATIVO


 
No  dia 30 de outubro a Câmara Municipal de Jaguarão realizou o painel sobre o tema “Alienação Parental”, uma   proposta da Vereadora Janaina Lameiro do Partido dos trabalhadores.
O evento recebeu vários profissionais da educação, serviço social, psicólogos, integrantes do CREAS, CRAS, pais e Vereadores. Para abordagem do tema  a Câmara contou com os painelistas:
- Defensor Público de Jaguarão, Dr. Ariom Escorsin de Godoy: Doutorando em Educação, Graduado em Direito, Especialista em Direito Urbanístico, Mestre em Direito, Defensor Público no Rio Grande do Sul. Idealizador do projeto "Defensoria das Famílias" que tem foco no desenvolvimento de instrumentos de educação em direitos e de mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos. O projeto foi agraciado em 2015 com menção honrosa da Associação Nacional dos Defensores Públicos e em 2016 com menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça. Possui artigos e livros publicados. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Paraná, da Defensoria Pública do Paraná e do Ministério Público Federal
-  Psicóloga do CRAS - Germano Jaguarão, Dariane dos Santos Oleiro: Licenciatura em Psicologia e Bacharel em Psicologia; Especialista em Saúde Mental; Orientação Educacional; Especialização em Psicologia do Trânsito em andamento.
Também teve a participação da Assessora da Deputada Stela Farias, Telassim Lewandowski, que relatou projetos e dados sobre o trabalho feito com famílias envolvidas com “Alienação parental”, pela Assembléia Legislativa .
 
O painel promoveu a participação do público que realizou questionamentos, relatos e debate sobre a temática. De acordo com a Vereadora Janaina, “este é um tema novo, mas precisa ser destacado e orientado, pois é um problema enfrentado por famílias, atingindo principalmente as crianças. A Alienação parental pode causar  danos à formação psicológica do menor, eles  podem ser irreversíveis, afetando a convivência com um dos pais, e  é um direito constitucional à criança e adolescente ter uma convivência saudável com seus familiares.”
 
 

Notícias

VENHA PARTICIPAR DESTA CAMPANHA!
VENHA PARTICIPAR DESTA CAMPANHA!

Neste mês a Câmara Municipal de Jaguarão lança a campanha que incentiva o cidadão jaguarense a destinar uma porcentagem da Declaração do imposto de renda para as entidades do município.




VEREADOR ENIO RIGATTI É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA 2018
VEREADOR ENIO RIGATTI É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA PARA 2018

  Na última sessão do ano, dia 26 de dezembro,  conforme o Regimento Interno do Legislativo, o Presidente da Câmara, Renato Baucke/PP, conduziu o processo de votação da nova Mesa Diretiva para 2018, momento que os legisladores aprovaram o nome do Vereador Enio Rigatti/PMDB, para a Presidência.

INCORPORAÇÃO DA FC NO SALÁRIO DO SERVIDOR É PAUTA NA CÂMARA
INCORPORAÇÃO DA FC NO SALÁRIO DO SERVIDOR É PAUTA NA CÂMARA

A revogação da lei que incorpora os valores da Função de Confiança no salário do servidor  ganhou novamente destaque na pauta de reunião do Legislativo. Em atendimento as manifestações de servidores e representantes dos Sindicatos que o Vereador Jorge Tormes do PDT promoveu uma reunião com representantes do Executivo.

COMISSÃO DE ORÇAMENTO APRESENTA PROJETO DA LOA/2018
COMISSÃO DE ORÇAMENTO APRESENTA PROJETO DA LOA/2018

De acordo com os trâmites legislativo o Presidente da Comissão de Orçamentos e Finanças, Vereador Enio Rigatti/PMDB, conduziu a Audiência Pública sobre o Projeto de lei 173/2017 que trata da Lei Orçamentária para o exercício do ano de 2018.

VENCEDORES DO “ BRILHA JAGUARÃO”
VENCEDORES DO “ BRILHA JAGUARÃO”

O concurso de decoração de natal, promovido pelo Poder Legislativo através da Resolução da Vereadora Miriam Coelho-PT, “ Brilha Jaguarão” foi concretizado em sua terceira edição.No dia 14 de dezembro a Câmara realizou o ato de entrega das premiações.

FUNCIONALISMO FOI PAUTA DE REUNIÃO
FUNCIONALISMO FOI PAUTA DE REUNIÃO

Na segunda-feira, dia 18 de dezembro, o Vereador Oberte junto com a Bancada, promoveu o encontro com os integrantes do Coparp, Sindicatos dos Professores e Servidores municipais e da Associação dos funcionários para discutir o valor da reposição salarial e do projeto sobre a incorporação dos valores da função de confiança e de cargo em comissão.

SOLENIDADE DO LEGISLATIVO EMOCINA JAGUARENSES
SOLENIDADE DO LEGISLATIVO EMOCINA JAGUARENSES

Uma das principais solenidades do Poder Legislativo realizada nesta gestão, foi a Sessão do dia 4 de dezembro alusiva ao aniversário de elevação à cidade e de encerramento do Mandato 2017, um momento único em que se fez a concessão das principais honrarias da Câmara Municipal: Medalha Cidade Heróica e o Título do Cidadão Jaguarense. 

LEGISLATIVO APROVA LDO 2018 - LDO CONTA COM EMENDAS DOS VEREADORES -
LEGISLATIVO APROVA LDO 2018 - LDO CONTA COM EMENDAS DOS VEREADORES -

Após a Comissão de Orçamento e Finanças presidida pelo Vereador Enio Rigatti/PMDB, e os integrantes: Vereador Oberte Paiva/PT e Fred Nunes/PSB, realizarem os trâmites de pareceres e da Audiência Pública sobre o Projeto de lei 137 que dispõe sobre a Lei de  diretrizes orçamentárias para 2018, foi realizada a votação do projeto nesta semana com emendas dos Vereadores.