100%

GRANDE PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE CALENDÁRIO DE EVENTOS


A plenária da Câmara contou com a grande representação de entidades, empreendedores, promotores de eventos, representantes da segurança pública, Secretários municipais e Vereadores que participaram da Audiência Pública realizada no dia 19, proposta pelo Vereador Fred Nunes do PSB, que visou tratar sobre a análise do calendário de eventos.
A mesa principal contou com a participação do Presidente da Câmara, Renato Baucke, Vereador Fred e o Secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Segóvia.
Conforme o Vereador Fred, a Audiência foi um dos encaminhamentos solicitados no curso realizado, em agosto, sobre a lei federal 13.019 que trata da sistemática do repasse de recursos para entidades. Como também tinha o objetivo de reunir as entidades e empreendedores para reavaliar o calendário que conta com inúmeros eventos. A intenção é construir um calendário de eventos enxuto, que contemple os eventos que efetivamente tem potencial de atração turísticas para Jaguarão, otimizando os recursos públicos para a realização destas atividades, destaca o Vereador.
Na oportunidade foi apresentado aos participantes a Lei 6.444 do calendário 2017, aprovada em dezembro de 2016. Foram feitos questionamentos sobre as características dos eventos, pois alguns tem o foco turístico e outros comunitários, como também daqueles que estão no calendário nacional em que automaticamente o município já realiza. Os participantes avaliaram os meses em que os eventos estão inseridos, muitos deveriam ter alterações, enfim, várias propostas foram apresentadas durante a Audiência buscando redefinir um calendário oficial mais efetivo e planejado, atendendo o desenvolvimento turístico. Também foi sugerido a criação de um calendário cultural promovido pela Secretaria de cultura, dando a divulgação a todos os eventos de foco local e comunitário.
Conforme as sugestões o Vereador Fred apresentou os encaminhamentos para iniciar um processo de trabalho e de avaliação em tempo hábil, assim ficou definido uma reunião com os integrantes dos Conselhos de Turismo e de Política Cultural para estudar e avaliar de forma mais aprofundada o calendário de eventos com o objetivo de montar uma nova proposta, a qual será apresentada em novembro na segunda Audiência pública sobre o tema, reunindo todos os participantes. Caso for aprovada a nova reestrutura do calendário, será transformada em Projeto de lei para tramitar no processo legislativo.

Notícias

PAUTA DO CITADINO LOTA PLENÁRIO LEGISLATIVO
PAUTA DO CITADINO LOTA PLENÁRIO LEGISLATIVO

Na noite do dia 18 de maio a Câmara Municipal de Jaguarão recebeu representantes dos times e escolas de futsal para tratar sobre o campeonato CITADINO de Futsal 2018.
O evento objetivou reunir o público para avaliar e discutir sobre o regulamento do campeonato que se tornou um dos grande eventos esportivos em nosso município, congregando a participação de muitos esportistas, turistas e comunidade.

LEGISLATIVO EMPOSSA OS NOVOS JOVENS PARLAMENTARES
LEGISLATIVO EMPOSSA OS NOVOS JOVENS PARLAMENTARES

  Na tarde do dia 15 de maio, o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti, conduziu a Sessão de Posse dos Jovens Parlamentares para a gestão 2018. Na oportunidade estiveram presentes os  Vereadores das Bancadas, Secretário de Educação, Adão Samarone,  o Secretário da Fazenda, representando o Prefeito Municipal, Carlos Eduardo Pereira, professores, diretores, familiares dos alunos para registrar o ingresso de 7 jovens no Programa.
               

LEGISLATIVO REALIZA ELEIÇÃO DOS JOVENS PARLAMENTARES
LEGISLATIVO REALIZA ELEIÇÃO DOS JOVENS PARLAMENTARES

     Nesta semana foi concretizada mais uma atividade alusiva ao aniversário dos 185 anos da Câmara Municipal, o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti – MDB, realizou nesta quinta-feira a eleição, através de sorteio, dos Jovens Parlamentares que atuarão na gestão 2018.

LEGISLATIVO REALIZA ATO NA GALERIA DOS PRESIDENTES
LEGISLATIVO REALIZA ATO NA GALERIA DOS PRESIDENTES

Dando início às comemorações alusivas aos 185 anos do Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Enio Rigatti (MDB) e os demais legisladores receberam autoridades e convidados para a realização do Ato oficial da Galeria dos Presidentes, o  descerramento do Quadro da  Vereadora Roseli Calvetti-PT, Presidente na gestão 2016.

CÂMARA ORGANIZA ATIVIDADES ALUSIVAS AOS 185 ANOS
CÂMARA ORGANIZA ATIVIDADES ALUSIVAS AOS 185 ANOS

Neste ano o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti - MDB, deu inicio à organização das atividades alusivas a comemoração dos 185 ano da Câmara de Jaguarão, instalada em 22 de maio de 1833.

COMUNICADO
COMUNICADO


CONFORME O DECRETO 18/2018 DO PODER EXECUTIVO QUE DECRETA PONTO FACULTATIVO NO DIA 30 DE ABRIL E PELO FERIADO DO DIA 1º DE MAIO (DIA DO TRABALHADOR), O EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO RETORNARÁ NO DIA 2 DE MAIO, COM A REALIZAÇÃO DA SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 18HS.

LEGISLATIVO APÓIA MOVIMENTO “FICAESPANHOL” E APRESENTA AÇÕES
LEGISLATIVO APÓIA MOVIMENTO “FICAESPANHOL” E APRESENTA AÇÕES

 No dia 26 de abril, a representação da Câmara marcou presença na “Roda de conversa” promovida pela Unipampa, momento em que os Vereadores deram conhecimento que a Câmara irá tramitar a proposição legislativa para manter o ensino do espanhol nas escolas municipais do ensino fundamental, através de Projeto de lei e proposta de emenda à lei Orgânica.

PARTICIPE!
PARTICIPE!

FAÇA SUA PARTE! FAÇA SEU ATO DE SOLIDARIEDADE!

CÂMARA APROVA  NOME DE “JURUNA” À PRAÇA DO BOA ESPERANÇA
CÂMARA APROVA  NOME DE “JURUNA” À PRAÇA DO BOA ESPERANÇA

 Após avaliação e parecer das Comissões do Legislativo, o Projeto de lei nº03/18,  de autoria do Vereador Luiz Veleda (MDB), que denomina a praça   localizada no Bairro Boa Esperança, com o nome do saudoso “JURUNA” - João Francisco da Rosa, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta semana.