GRANDE PÚBLICO PARTICIPA DA AUDIÊNCIA SOBRE CALENDÁRIO DE EVENTOS

A plenária da Câmara contou com a grande representação de entidades, empreendedores, promotores de eventos, representantes da segurança pública, Secretários municipais e Vereadores que participaram da Audiência Pública realizada no dia 19, proposta pelo Vereador Fred Nunes do PSB, que visou tratar sobre a análise do calendário de eventos.
A mesa principal contou com a participação do Presidente da Câmara, Renato Baucke, Vereador Fred e o Secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Segóvia.
Conforme o Vereador Fred, a Audiência foi um dos encaminhamentos solicitados no curso realizado, em agosto, sobre a lei federal 13.019 que trata da sistemática do repasse de recursos para entidades. Como também tinha o objetivo de reunir as entidades e empreendedores para reavaliar o calendário que conta com inúmeros eventos. A intenção é construir um calendário de eventos enxuto, que contemple os eventos que efetivamente tem potencial de atração turísticas para Jaguarão, otimizando os recursos públicos para a realização destas atividades, destaca o Vereador.
Na oportunidade foi apresentado aos participantes a Lei 6.444 do calendário 2017, aprovada em dezembro de 2016. Foram feitos questionamentos sobre as características dos eventos, pois alguns tem o foco turístico e outros comunitários, como também daqueles que estão no calendário nacional em que automaticamente o município já realiza. Os participantes avaliaram os meses em que os eventos estão inseridos, muitos deveriam ter alterações, enfim, várias propostas foram apresentadas durante a Audiência buscando redefinir um calendário oficial mais efetivo e planejado, atendendo o desenvolvimento turístico. Também foi sugerido a criação de um calendário cultural promovido pela Secretaria de cultura, dando a divulgação a todos os eventos de foco local e comunitário.
Conforme as sugestões o Vereador Fred apresentou os encaminhamentos para iniciar um processo de trabalho e de avaliação em tempo hábil, assim ficou definido uma reunião com os integrantes dos Conselhos de Turismo e de Política Cultural para estudar e avaliar de forma mais aprofundada o calendário de eventos com o objetivo de montar uma nova proposta, a qual será apresentada em novembro na segunda Audiência pública sobre o tema, reunindo todos os participantes. Caso for aprovada a nova reestrutura do calendário, será transformada em Projeto de lei para tramitar no processo legislativo.

PAUTA DO CITADINO LOTA PLENÁRIO LEGISLATIVO

Na noite do dia 18 de maio a Câmara Municipal de Jaguarão recebeu representantes dos times e escolas de futsal para tratar sobre o campeonato CITADINO de Futsal 2018.
O evento objetivou reunir o público para avaliar e discutir sobre o regulamento do campeonato que se tornou um dos grande eventos esportivos em nosso município, congregando a participação de muitos esportistas, turistas e comunidade.

LEGISLATIVO EMPOSSA OS NOVOS JOVENS PARLAMENTARES

Na tarde do dia 15 de maio, o Presidente da Câmara, Vereador Enio Rigatti, conduziu a Sessão de Posse dos Jovens Parlamentares para a gestão 2018. Na oportunidade estiveram presentes os  Vereadores das Bancadas, Secretário de Educação, Adão Samarone,  o Secretário da Fazenda, representando o Prefeito Municipal, Carlos Eduardo Pereira, professores, diretores, familiares dos alunos para registrar o ingresso de 7 jovens no Programa.

LEGISLATIVO REALIZA ELEIÇÃO DOS JOVENS PARLAMENTARES

Nesta semana foi concretizada mais uma atividade alusiva ao aniversário dos 185 anos da Câmara Municipal, o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti – MDB, realizou nesta quinta-feira a eleição, através de sorteio, dos Jovens Parlamentares que atuarão na gestão 2018.

LEGISLATIVO REALIZA ATO NA GALERIA DOS PRESIDENTES

Dando início às comemorações alusivas aos 185 anos do Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Enio Rigatti (MDB) e os demais legisladores receberam autoridades e convidados para a realização do Ato oficial da Galeria dos Presidentes, o  descerramento do Quadro da  Vereadora Roseli Calvetti-PT, Presidente na gestão 2016.

CÂMARA ORGANIZA ATIVIDADES ALUSIVAS AOS 185 ANOS

Neste ano o Presidente do Legislativo, Vereador Enio Rigatti - MDB, deu inicio à organização das atividades alusivas a comemoração dos 185 ano da Câmara de Jaguarão, instalada em 22 de maio de 1833.

COMUNICADO

CONFORME O DECRETO 18/2018 DO PODER EXECUTIVO QUE DECRETA PONTO FACULTATIVO NO DIA 30 DE ABRIL E PELO FERIADO DO DIA 1º DE MAIO (DIA DO TRABALHADOR), O EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO RETORNARÁ NO DIA 2 DE MAIO, COM A REALIZAÇÃO DA SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 18HS.

LEGISLATIVO APÓIA MOVIMENTO “FICAESPANHOL” E APRESENTA AÇÕES

No dia 26 de abril, a representação da Câmara marcou presença na “Roda de conversa” promovida pela Unipampa, momento em que os Vereadores deram conhecimento que a Câmara irá tramitar a proposição legislativa para manter o ensino do espanhol nas escolas municipais do ensino fundamental, através de Projeto de lei e proposta de emenda à lei Orgânica.

PARTICIPE!

FAÇA SUA PARTE! FAÇA SEU ATO DE SOLIDARIEDADE!

CÂMARA APROVA  NOME DE “JURUNA” À PRAÇA DO BOA ESPERANÇA

Após avaliação e parecer das Comissões do Legislativo, o Projeto de lei nº03/18,  de autoria do Vereador Luiz Veleda (MDB), que denomina a praça   localizada no Bairro Boa Esperança, com o nome do saudoso “JURUNA” - João Francisco da Rosa, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária desta semana.