MOÇÃO DO LEGISLATIVO MOBILIZA A MANUTENÇÃO DA PRÉ-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS

Desde a semana passada a Vereadora Roseli Calvetti – PT, está envolvida com a temática que preocupa  a comunidade escolar de Jaguarão das escolas estaduais Pio XII e Hermes Pintos Affonso, para buscar soluções sobre  a deliberação da Coordenadoria Regional de Educação de não permitir que estas escolas ofereçam mais as turmas Pré-escolares.
As diretoras destacaram a preocupação das escolas não prestarem mais  um serviço que há mais de 25 anos vem sido oferecido a comunidade atendendo alunos das mais diversas localidades, sendo ambas as escolas de fácil acesso e excelente localização. Além disso as escolas possuem espaço físico adequado e mobiliário com condições de dar atendimento de qualidade, bem como recursos humanos, com profissionais com larga experiência e especializações em  educação infantil.
Nesse sentindo que a Vereadora Roseli contou com  aprovação unânime de sua MOÇÃO  DE APOIO  a manutenção das Pré Escolas das Escolas Estaduais  Pio XII e Hermes Pintos Affonso. Esta manifestação oficial do Legislativo jaguarense visa sensibilizar o governo, a Moção  será encaminhada ao Governador do Estado, José Ivo Sartori, a Assembléia Legislativa e a Comissão de Educação da Assembléia, 5ª Coordenadoria de Educação, SEDUC, UNDIME RS, como também às Câmaras Municipais da Região para aderirem a esta Moção, esperando reverter a posição inicial e possibilitar que as Escolas
sigam atendendo nossos pequenos alunos com a qualidade de sempre.
Sabemos que segundo a LDB a educação infantil teria que ficar sobre responsabilidade  do Município, mas até o momento sempre houve a possibilidade das escolas estaduais, citadas, trabalharem com as turmas da Pré-Escola. A constituição também destaca de que se o município não tiver condições de atender esta demanda os Governos Federal e Estadual devem apoiar  técnica e financeiramente a criação e manutenção da vagas.

TRÂNSITO SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA DO LEGISLATIVO

Conforme o registro de acidentes  no município de Jaguarão, a Vereadora da Bancada do PT, Miriam Coelho contou com a aprovação da Plenária para realizar a Audiência Pública  que objetiva tratar sobre questão do trânsito em nosso município, especificamente dos acidentes envolvendo motociclistas.

COMISSÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBE SINDICATO DOS PROFESSORES

O Presidente da Comissão de saúde e Educação da Câmara Municipal, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e os integrantes : Janaina Lameiro (PT) e Luiz Veleda (PMDB), receberam no Legislativo a representação do Sindicato Municipal dos professores, para tratar sobre o superávit do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

LEGISLATIVO ENALTECE OS 50 ANOS DA ESCOLA MANOEL PEREIRA VARGAS

Contagiante o momento de homenagem à escola Municipal Manoel Pereira Vargas. Na noite desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho realizou a Sessão Solene para a Escola que completa neste ano 50 anos de atividades.

CÂMARA RECEBE A VISITA DO DIRETOR DO IFSUL

Entre as atividades do Legislativo agendadas na segunda-feira, dia 27 de março, destacamos a reunião solicitada pelo Diretor do IFSUL, Fabian  Eduardo Carbajal,  com o Presidente da Câmara, Vereador Renato Baucke, e demais Vereadores.

COMISSÃO DE SAÚDE VISITA SANTA CASA DE CARIDADE

A Comissão de Saúde e Educação do Legislativo, presidida pelo Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e com os integrantes: Janaina Lameiro(PT) e Luiz Carlos Veleda (PMDB) realizaram no dia 24 de março, uma visita a Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

CÂMARA DE PEDRAS ALTAS VISITA O LEGISLATIVO JAGUARENSE COMO REFERÊNCIA NOS PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO

O trabalho do Legislativo em investir na modernização e na gestão da informação vem sendo concretizado por etapas nos últimos anos e tem sido referência para algumas Câmaras da região a compartilhar e aderir  estes investimentos. Nesta semana a Câmara recebeu a visita do Presidente da Câmara de Pedras Altas,  Vereador Mario Teixeira de Mello,  e a equipe de assessores para conhecerem o trabalho da Câmara jaguarense.

HOMENAGENS DO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das homenagens Legislativas, na primeira  terça-feira  do mês de abril, dia 4, na abertura oficial da Sessão Ordinária, o Presidente Renato Baucke, atendendo a proposição dos Vereadores, concederá o espaço para a entrega dos Diplomas de Reconhecimento.

CÂMARA APROVA POR UNANIMIDADE PROJETO QUE ALTERA A ELEIÇÃO DOS LIDERES COMUNITÁRIOS

O projeto de autoria dos Vereador Luiz Carlos Veleda e Jorge Tormes foi apresentado na pauta para votação e aprovado por unanimidade pelos demais Edis. Houve manifestação de apoio a nova proposta por todos os Vereadores, pois as alterações visam adequar alguns artigos para efetivar um processo importante quando se trata da representatividade dos bairros, que é a eleição do líder comunitário.

VEREADORES APRESENTAM PROPOSTA NA LEI DE ELEIÇÃO DOS LIDERES COMUNITÁRIOS

Dando início aos trabalhos parlamentares, a Sessão Ordinária desta semana já contou com a apresentação do Projeto de lei de origem Legislativa pelos Vereadores Luiz Carlos Veleda (PMDB) e Jorge Tormes (PDT). Os Vereadores protocolaram o Projeto 01 que propõe alteração na lei 4.312 que trata das lideranças.