PROGRAMA TROCO SOLIDÁRIO SERÁ DESENVOLVIDO PELO LEGISLATIVO

O Troco Solidário é uma campanha já desenvolvida em vários municípios do País, uma forma de mobilizar a sociedade a colaborar fazendo sua doação  para ajudar as instituições sem fins lucrativos.
                Neste intuito que o Vereador Favio Telis, PMDB, abraçou a campanha para inserir o projeto TROCO SOLIDÁRIO em Jaguarão, a proposta é captar recursos financeiros, através da doação do troco nos estabelecimentos comerciais para colaborar com o trabalho de acolhimento, saúde e educação oferecido pelas entidades indicadas no programa.
                O projeto de Resolução, aprovado nesta terça-feira, oficializa o Projeto TROCO SOLIDÁRIO para disponibilização de urnas de depósito para as instituições sem fins lucrativos: Santa  Casa de Caridade, APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer, legião da Cruz e Assoc. beneficente Augusto Leivas.
                Conforme o regulamento será proposto a participação dos estabelecimentos comerciais para colaborar no Programa, tendo em sua sede a urna padronizada , inviolável, que terá compartimentos individualizados para cada entidade, permitindo que o cliente deposite seu troco para a entidade desejada.
                A cada 3 meses as urnas serão retiradas por representantes das entidades para recolher os depósitos juntamente com um representante da Mesa diretora, sendo que as chaves ficarão de posse do Legislativo. Também haverá a prestação de  contas, através do relatório sobre aplicação dos recursos recebidos através do Projeto, pelas entidades.
         O Vereador Favio destaca “Ressaltamos a importância da parceria com todos os estabelecimentos comerciais, cito: supermercados, lojas, farmácias e outros locais que desejam aderir a este projeto através da exposição em seu estabelecimento. E toda a sociedade civil que deseja colaborar com o troco solidário, pois para alguns 10, 20 ou 30 centavos, é pouco para uma pessoa, mas somado irá ajudar bastante na manutenção destas instituições.
A participação de empresários e pessoas em campanhas dessa natureza fortalece os que estão diretamente envolvidos e busca tornar mais expressivo à participação da sociedade, atraindo cada vez mais pessoas ligadas as causas sociais. As lojas ou qualquer outro comércio atuarão como uma ponte que faz a ligação entre às pessoas que abraçam à ideia e o beneficiado, onde à idoneidade é fundamental para obtenção do sucesso da proposta, visando apenas o alvo principal, o beneficiado”.

CÂMARA JAGUARENSE SEDIARÁ EVENTO  REGIONAL

Nas próximas semanas a Câmara de Jaguarão sediará  o evento promovido pelo IGAM (instituto Gamma de Assessoria à órgão Públicos) para o curso gratuíto sobre o “Exercício qualificado do mandato do Vereador e a Lei de acesso a informação aplicada na Câmara Municipal”.

EDUCAÇÃO ESPECIAL RECEBE ATENÇÃO DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 24, atendendo a proposição do Vereador Fred Nunes do PSB, foi realizado na sede do Legislativo a reunião com representantes do Executivo, das escolas municipais e pais de alunos especiais para tratar das demandas relacionadas a educação especial.

VEREADOR PROMOVERÁ REUNIÃO SOBRE VIOLÊNCIA NOS BAIRROS

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Vereador Luiz Veleda da Bancada do PMDB, destacou a pauta da violência no município, pois  existe um número expressivo de registros de episódios de violência e furtos ocorridos, principalmente, nos bairros da cidade.

LEGISLADOR  PROPÕE ATIVIDADES EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Dando continuidade ao trabalho e destaque a este tema que o Vereador Oberte Paiva apresentou o requerimento, aprovado na Plenária, para que a Câmara realize no mês de junho atividades de conscientização da comunidade em relação aos cuidados com o Meio Ambiente

PASSE LIVRE SERÁ PAUTA NA CÂMARA

Uma das propostas de reunião apresentada na Plenária do Legislativo foi a questão do direito ao Passe livre para idosos e deficientes que podem utilizar o transporte coletivo na cidade.

EDUCAÇÃO ESPECIAL SERÁ DISCUTIDA EM  REUNIÃO DA CÂMARA

Conforme a preocupação do Vereador Fred Nunes da Bancada do PSB relacionada a questão do atendimento aos alunos da Educação especial nas escolas municipais de Jaguarão, que o Vereador fez seus pronunciamentos sobre a pauta na Sessão Ordinária.

TRÂNSITO SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA DO LEGISLATIVO

Conforme o registro de acidentes  no município de Jaguarão, a Vereadora da Bancada do PT, Miriam Coelho contou com a aprovação da Plenária para realizar a Audiência Pública  que objetiva tratar sobre questão do trânsito em nosso município, especificamente dos acidentes envolvendo motociclistas.

COMISSÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBE SINDICATO DOS PROFESSORES

O Presidente da Comissão de saúde e Educação da Câmara Municipal, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e os integrantes : Janaina Lameiro (PT) e Luiz Veleda (PMDB), receberam no Legislativo a representação do Sindicato Municipal dos professores, para tratar sobre o superávit do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

LEGISLATIVO ENALTECE OS 50 ANOS DA ESCOLA MANOEL PEREIRA VARGAS

Contagiante o momento de homenagem à escola Municipal Manoel Pereira Vargas. Na noite desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho realizou a Sessão Solene para a Escola que completa neste ano 50 anos de atividades.