LEGISLATIVO ENCERRA DESCENTRALIZADAS NO BAIRRO KENNEDY

Conforme a lei municipal que dispõe  a criação das Sessão descentralizadas nas zonas urbanas e rurais, o Presidente da Câmara, Vereador Favio Telis-PMDB,  realizou nesta terça-feira dia 11/11, a última Sessão Descentralizada do ano no bairro Kennedy, conforme a proposição dos Vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores.
                Durante a Sessão os moradores que prestigiaram o trabalho Legislativo assistiram o debate sobre os projetos de leis que estavam na pauta de votação, requerimentos e as indicações, sendo que muitas atendiam as necessidades do bairro, principalmente quanto a infra estrutura das ruas do bairro Kennedy. Foram solicitados: consertos de calçamento, construção de paulistas, colocação de canos e desentupimento de esgotos em alguns trechos  da localidade. As indicações serão encaminhadas para a Secretaria de Obras do município

RESGATE DA HISTÓRIA DA ESCOLA SAMPAIO EMOCIONA PARTICIPANTES

O momento foi especial, o Legislativo realizou no dia 24 de maio, dia do aniversário da Escola Municipal General Antônio Sampaio, a Sessão solene  em comemoração dos 40 anos de atuação da instituição educacional. A solenidade foi descentralizada, realizada na sede da escola, e foi proposta do Vereador  Rogerinho Medeiros do PSB.

CÂMARA COLOCA EM PAUTA A DEFESA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

O Poder Legislativo já iniciou a mobilização para que o público participe na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, às 14hs na Câmara Municipal o Encontro alusivo sobre o Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A proposta é dos Vereadores Miriam Coelho (PT) e Fred Nunes (PSB), e objetivam reunir os profissionais da educação,  agentes de atuação da área da infância e Juventude e pais,  para a palestra sobre  a lei federal nº13.431, de 04 de abril de 2017.

MOÇÃO DE APOIO AO BANRISUL É APROVADA NA CÂMARA

Um das pautas discutidas nesta semana, foi a Moção de Apoio a campanha em Defesa do Banco Banrisul, proposta pela bancada do PT: Miriam Coelho, Janaína Lameiro e Oberte Paiva.Conforme os Vereadores proponentes já vem sendo feito um movimento em defesa ao Banrisul, uma luta contra à privatização do Banco que é atuante e importante na economia gaúcha.

ESPAÇO CULTURAL DA CÂMARA DESTACARÁ TRABALHO DO CAPS

Colaborando com mais uma ação alusiva ao dia 18 de maio, dia Nacional da luta ANTIMANICOMIAL, que o Vereador da Bancada do PMDB, Luiz Carlos Veleda propôs a realização do Espaço Cultural para exposição de trabalhos manuais e apresentação artística pelos usuários do CAPS.

MOÇÃO SOBRE ELEIÇÃO DIRETAS FOI

De acordo com a  divulgação da mídia sobre os últimos acontecimentos do cenário político no Brasil, os Vereadores da Câmara Municipal de Jaguarão discutiram na Plenária a Moção de Apoio  apresentada pelos Vereadores do PT: Oberte Paiva, Janaina Lameiro e Miriam Coelho, sobre a PEC 227/2016  para a realização da eleições Diretas para 2017.

REUNIÃO MARCANTE UNE AUTORIDADES DA SEGURANÇA, JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO  E ENTIDADES PARA TRATAR AÇÕES DE COMBATE A VIOLÊNCIA

O cenário da violência, tanto no País e Estado, é uma pauta constante nos debates de organizações e dos Poderes públicos. Hoje este tema já ganha uma proporção em nosso município mediante ao número expressivo de registros de violência, roubos e furtos ocorridos na cidade e na região dos bairros . Nesse sentido que o Vereador Luiz Veleda do PMDB,  mobilizou no dia 15 de maio, uma reunião de trabalho para discutir a pauta.

VEREADORES SOLICITAM ATENÇÃO ESPECIAL AO ESTADO PARA A SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Visando articular este tema a nível estadual, que nesta semana os Vereadores da Bancada do PSB: Fred Nunes e Rogerinho Medeiros e Vereador Jorge Tormes do PDT solicitaram o encaminhamento à Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS da MOÇÃO DE APOIO para à realização de novo Concurso Público para o cargo de agentes de Policia Civil ( inspetores e escrivães), bem como para o cargo de Delegado da Policia Civil.

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SERÁ PAUTA DE EVENTO NO LEGISLATIVO

Dando continuidade ao trabalho institucional e de informação a comunidade sobre relevantes temas que atende o núcleo familiar e a defesa de nossas crianças e adolescentes, que os Vereadores Miriam Coelho(PT) e Fred Nunes(PSB) apresentaram o requerimento nº60 para realizar uma atividade alusiva ao Dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

VEREADOR REESTRUTURA LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Um dos projetos de origem Legislativa que estava sendo analisado pelas Comissões permanentes, é o Projeto de lei 03 de autoria do Vereador Fred Nunes – PSB, que altera a lei 4.128 referente ao Conselho Municipal de Turismo.
De acordo com o Vereador muitas ações incentivaram o crescimento do turismo em nossa cidade impulsionando nossa economia, assim a necessidade de reestrutura a Lei do Conselho.

PALESTRA SOBRE ATUAÇÃO DO VEREADOR REÚNE PARLAMENTARES DA REGIÃO

A Câmara Municipal de Jaguarão iniciou o mês de maio com atividades alusivas a comemoração dos 184 anos. Nesta quarta-feira, dia 3 de maio, aconteceu o primeiro evento em parceria com o IGAM (instituto Gamma de Assessoria à órgão Públicos), um curso gratuíto sobre o “Exercício qualificado do mandato do Vereador e a Lei de acesso a informação aplicada na Câmara Municipal”.