ENCONTRO SOBRE PARTO HUMANIZADO MOBILIZOU A GRANDE PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES JAGUARENSES E DA FRONTEIRA

Nesta quinta-feira a Câmara Municipal concretizou um evento com sucesso, com a participação expressiva de mulheres do município de Jaguarão e Rio Branco - Uruguai. A Mesa redonda sobre  "Parto Humanizado" proposta pela Vereadora Roseli Calvetti - PT, incentivou muitas gestantes, doulas, profissionais da área da saúde e público em geral a participarem do encontro que possibilitou esclarecer e ampliar as informações sobre a importância da mulher entender as vantagens do parto humanizado, bem como a questão da humanização do parto nos hospitais que requer o envolvimento da equipe médica, de enfermagem e da estrutura adequada para a gestante. Todas as informações e orientações foram apresentadas por palestrantes capacitados na área. Em destaque a presença da Dra. Nalú Kerber, natural de Jaguarão, atualmente mora na cidade de Rio Grande, graduada em enfermagem e Obstetrícia. Possui Mestrado em enfermagem, Doutorado em Filosofia, saúde e Sociedade e Pós-Doutorado pela Universidade do Uruguai, é professora Adjunta da FURG e entre suas experiências na área da enfermagem em saúde da mulher, família e humanização da assistência, destacou os projetos das salas de parto desenvolvidos no Hospital universitário de Rio Grande. O médico Leandro Santos, Diretor do Hospital da cidade Melo Uruguai.Com atuação na área da Medicina familiar e comunitária, Ginecología, Medicina de Adultos, Saúde Sexual e Reprodutiva, também dividiu suas experiências da implantação das salas "nascer" para o parto Humanizado no Hospital em Melo.
Na área da Legislação a Deputada Estadual Miriam Marroni tratou das políticas públicas sobre a Humanização do Parto .
Após a manifestação do público e dos palestrantes a Vereadora Roseli, mediadora do Encontro, apresentou o plano de ações, entre elas: concretizar a parceria do Hospital de Jaguarão e FURG( que desenvolve um trabalho direcionado ao parto humanizado) para capacitação da equipe da Santa Casa de Caridade e um segundo encontro sobre o tema apresentando a atuação e o trabalho das "Doulas".

CÂMARA JAGUARENSE SEDIARÁ EVENTO  REGIONAL

Nas próximas semanas a Câmara de Jaguarão sediará  o evento promovido pelo IGAM (instituto Gamma de Assessoria à órgão Públicos) para o curso gratuíto sobre o “Exercício qualificado do mandato do Vereador e a Lei de acesso a informação aplicada na Câmara Municipal”.

EDUCAÇÃO ESPECIAL RECEBE ATENÇÃO DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 24, atendendo a proposição do Vereador Fred Nunes do PSB, foi realizado na sede do Legislativo a reunião com representantes do Executivo, das escolas municipais e pais de alunos especiais para tratar das demandas relacionadas a educação especial.

VEREADOR PROMOVERÁ REUNIÃO SOBRE VIOLÊNCIA NOS BAIRROS

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Vereador Luiz Veleda da Bancada do PMDB, destacou a pauta da violência no município, pois  existe um número expressivo de registros de episódios de violência e furtos ocorridos, principalmente, nos bairros da cidade.

LEGISLADOR  PROPÕE ATIVIDADES EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Dando continuidade ao trabalho e destaque a este tema que o Vereador Oberte Paiva apresentou o requerimento, aprovado na Plenária, para que a Câmara realize no mês de junho atividades de conscientização da comunidade em relação aos cuidados com o Meio Ambiente

PASSE LIVRE SERÁ PAUTA NA CÂMARA

Uma das propostas de reunião apresentada na Plenária do Legislativo foi a questão do direito ao Passe livre para idosos e deficientes que podem utilizar o transporte coletivo na cidade.

EDUCAÇÃO ESPECIAL SERÁ DISCUTIDA EM  REUNIÃO DA CÂMARA

Conforme a preocupação do Vereador Fred Nunes da Bancada do PSB relacionada a questão do atendimento aos alunos da Educação especial nas escolas municipais de Jaguarão, que o Vereador fez seus pronunciamentos sobre a pauta na Sessão Ordinária.

TRÂNSITO SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA DO LEGISLATIVO

Conforme o registro de acidentes  no município de Jaguarão, a Vereadora da Bancada do PT, Miriam Coelho contou com a aprovação da Plenária para realizar a Audiência Pública  que objetiva tratar sobre questão do trânsito em nosso município, especificamente dos acidentes envolvendo motociclistas.

COMISSÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBE SINDICATO DOS PROFESSORES

O Presidente da Comissão de saúde e Educação da Câmara Municipal, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e os integrantes : Janaina Lameiro (PT) e Luiz Veleda (PMDB), receberam no Legislativo a representação do Sindicato Municipal dos professores, para tratar sobre o superávit do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

LEGISLATIVO ENALTECE OS 50 ANOS DA ESCOLA MANOEL PEREIRA VARGAS

Contagiante o momento de homenagem à escola Municipal Manoel Pereira Vargas. Na noite desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho realizou a Sessão Solene para a Escola que completa neste ano 50 anos de atividades.