ANTE PROJETOS EM BENEFÍCIO AOS SERVIDORES SÃO APROVADOS NA CÂMARA

Após a realização de reuniões e de Audiência  Pública, no primeiro semestre deste ano, com os servidores e administração municipal, para   avaliar as reivindicações da classe  e definir propostas sobre a  recuperação salarial e aumento do vale alimentação para os servidores municipais, que o Vereador Rogerinho- PSB, apresentou no mês de maio dois Ante Projetos: o primeiro sugere ao Executivo Municipal que o reajuste do vale-alimentação (Refeisul) seja feito anualmente, no mês de maio, no mesmo índice da revisão geral anual concedida em Janeiro. A proposta da revisão anual para o vale refeição busca evitar grandes defasagens como a que vivem os servidores neste momento, os índices de revisão nos últimos anos tem sido apenas para recompor minimamente o poder aquisitivo dos servidores, portanto não causará grande impacto orçamentário.
O outro Ante Projeto propõe a redução da contra-partida dos servidores ao Refeisul, como forma de aumentar o valor a ser recebido. A redução passaria de 10% para 5%, proporcionando um ganho mínimo, mas que para o servidor que já vem com salário desvalorizado pode ser um ganho real. O Vereador destacou sobre a perda do poder de compra nos últimos 3 anos, ocasião do último aumento do vale refeição e que infelizmente a atual proposta do Executivo em aumentar o Refeisul  de R$202,00 para R$252,00 não contempla a real necessidade dos servidores. Vale salientar que esta alteração de reduzir o desconto é uma prerrogativa exclusiva do Executivo, como parlamentar podemos apresentar as propostas e tentar articular e oferecer alternativas em nome da classe, diz o Vereador.
            Na Sessão Ordinária da semana os dois Ante projetos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados ao Poder Executivo. A expectativa é que a administração pública aceite as propostas e que as  encaminhe ao Legislativo em Projetos de leis.

TRÂNSITO SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA DO LEGISLATIVO

Conforme o registro de acidentes  no município de Jaguarão, a Vereadora da Bancada do PT, Miriam Coelho contou com a aprovação da Plenária para realizar a Audiência Pública  que objetiva tratar sobre questão do trânsito em nosso município, especificamente dos acidentes envolvendo motociclistas.

COMISSÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBE SINDICATO DOS PROFESSORES

O Presidente da Comissão de saúde e Educação da Câmara Municipal, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e os integrantes : Janaina Lameiro (PT) e Luiz Veleda (PMDB), receberam no Legislativo a representação do Sindicato Municipal dos professores, para tratar sobre o superávit do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

LEGISLATIVO ENALTECE OS 50 ANOS DA ESCOLA MANOEL PEREIRA VARGAS

Contagiante o momento de homenagem à escola Municipal Manoel Pereira Vargas. Na noite desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho realizou a Sessão Solene para a Escola que completa neste ano 50 anos de atividades.

CÂMARA RECEBE A VISITA DO DIRETOR DO IFSUL

Entre as atividades do Legislativo agendadas na segunda-feira, dia 27 de março, destacamos a reunião solicitada pelo Diretor do IFSUL, Fabian  Eduardo Carbajal,  com o Presidente da Câmara, Vereador Renato Baucke, e demais Vereadores.

COMISSÃO DE SAÚDE VISITA SANTA CASA DE CARIDADE

A Comissão de Saúde e Educação do Legislativo, presidida pelo Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e com os integrantes: Janaina Lameiro(PT) e Luiz Carlos Veleda (PMDB) realizaram no dia 24 de março, uma visita a Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

CÂMARA DE PEDRAS ALTAS VISITA O LEGISLATIVO JAGUARENSE COMO REFERÊNCIA NOS PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO

O trabalho do Legislativo em investir na modernização e na gestão da informação vem sendo concretizado por etapas nos últimos anos e tem sido referência para algumas Câmaras da região a compartilhar e aderir  estes investimentos. Nesta semana a Câmara recebeu a visita do Presidente da Câmara de Pedras Altas,  Vereador Mario Teixeira de Mello,  e a equipe de assessores para conhecerem o trabalho da Câmara jaguarense.

HOMENAGENS DO LEGISLATIVO

Conforme o cronograma das homenagens Legislativas, na primeira  terça-feira  do mês de abril, dia 4, na abertura oficial da Sessão Ordinária, o Presidente Renato Baucke, atendendo a proposição dos Vereadores, concederá o espaço para a entrega dos Diplomas de Reconhecimento.

CÂMARA APROVA POR UNANIMIDADE PROJETO QUE ALTERA A ELEIÇÃO DOS LIDERES COMUNITÁRIOS

O projeto de autoria dos Vereador Luiz Carlos Veleda e Jorge Tormes foi apresentado na pauta para votação e aprovado por unanimidade pelos demais Edis. Houve manifestação de apoio a nova proposta por todos os Vereadores, pois as alterações visam adequar alguns artigos para efetivar um processo importante quando se trata da representatividade dos bairros, que é a eleição do líder comunitário.

VEREADORES APRESENTAM PROPOSTA NA LEI DE ELEIÇÃO DOS LIDERES COMUNITÁRIOS

Dando início aos trabalhos parlamentares, a Sessão Ordinária desta semana já contou com a apresentação do Projeto de lei de origem Legislativa pelos Vereadores Luiz Carlos Veleda (PMDB) e Jorge Tormes (PDT). Os Vereadores protocolaram o Projeto 01 que propõe alteração na lei 4.312 que trata das lideranças.