CÂMARA INVESTE NA TECNOLOGIA PRIMANDO PELA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA NOS ATOS PÚBLICOS

Mais uma das ações  da Gestão de 2015, pelo Presidente Favio Telis, está sendo realizada no que diz respeito ao seu Plano de Metas focando os projetos de  modernização e informatização no processo de  informação a ser disponibilizado à comunidade e na transparência dos atos parlamentares.
Em parceria com o IGAM/TEC , a Câmara Municipal de Jaguarão vem trabalhando nos últimos meses na adequação do sistema do processo Legislativo e na formulação do novo site, atualizado com todas as exigências da  Lei de Transparência e do acesso à informação. O site já está disponível para a comunidade, é um site inovador, interativo, moderno e de fácil acesso. O internauta poderá acompanhar todos os trâmites dos processos legislativos quantos aos projetos protocolados, pareceres das Comissões e relação dos projetos votados, bem como as matérias, campanhas institucionais, calendários de eventos e da transparência das ações do Legislativo.
Nesta semana foi efetivado mais um treinamento e colocado em prática mais uma ação do programa de modernização, a “votação eletrônica” das Atas, Projetos e Requerimentos . Em breve a comunidade poderá assistir via site a votação online e o debate da pauta Legislativa de cada Sessão Ordinária.
Conforme o Presidente todas as mudanças objetivam melhorar e qualificar o trabalho da Câmara Municipal,  disponibilizando: Uma ferramenta de interatividade com o público; Aprimorando o acesso da sociedade às informações do Portal de Pesquisas Legislativas; Possibilitar  o cadastro, via site,  das entidades para que recebam por e-mail a tramitação de projetos e pautas de interesse;  Eliminar progressivamente o uso de papel no processo legislativo, diminuindo assim custos e demonstrando preocupação ambiental e Automatizar os registros de Plenário (modernizando o sistema de registros de ações legislativas em Plenário eliminando os registros manuais).
Nas próximas semanas já estarão sendo disponibilizados no site a tramitação de indicações, requerimentos, ante projetos e demais ações de cada Vereador.

CÂMARA JAGUARENSE SEDIARÁ EVENTO  REGIONAL

Nas próximas semanas a Câmara de Jaguarão sediará  o evento promovido pelo IGAM (instituto Gamma de Assessoria à órgão Públicos) para o curso gratuíto sobre o “Exercício qualificado do mandato do Vereador e a Lei de acesso a informação aplicada na Câmara Municipal”.

EDUCAÇÃO ESPECIAL RECEBE ATENÇÃO DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 24, atendendo a proposição do Vereador Fred Nunes do PSB, foi realizado na sede do Legislativo a reunião com representantes do Executivo, das escolas municipais e pais de alunos especiais para tratar das demandas relacionadas a educação especial.

VEREADOR PROMOVERÁ REUNIÃO SOBRE VIOLÊNCIA NOS BAIRROS

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Vereador Luiz Veleda da Bancada do PMDB, destacou a pauta da violência no município, pois  existe um número expressivo de registros de episódios de violência e furtos ocorridos, principalmente, nos bairros da cidade.

LEGISLADOR  PROPÕE ATIVIDADES EM PROL DO MEIO AMBIENTE

Dando continuidade ao trabalho e destaque a este tema que o Vereador Oberte Paiva apresentou o requerimento, aprovado na Plenária, para que a Câmara realize no mês de junho atividades de conscientização da comunidade em relação aos cuidados com o Meio Ambiente

PASSE LIVRE SERÁ PAUTA NA CÂMARA

Uma das propostas de reunião apresentada na Plenária do Legislativo foi a questão do direito ao Passe livre para idosos e deficientes que podem utilizar o transporte coletivo na cidade.

EDUCAÇÃO ESPECIAL SERÁ DISCUTIDA EM  REUNIÃO DA CÂMARA

Conforme a preocupação do Vereador Fred Nunes da Bancada do PSB relacionada a questão do atendimento aos alunos da Educação especial nas escolas municipais de Jaguarão, que o Vereador fez seus pronunciamentos sobre a pauta na Sessão Ordinária.

TRÂNSITO SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA DO LEGISLATIVO

Conforme o registro de acidentes  no município de Jaguarão, a Vereadora da Bancada do PT, Miriam Coelho contou com a aprovação da Plenária para realizar a Audiência Pública  que objetiva tratar sobre questão do trânsito em nosso município, especificamente dos acidentes envolvendo motociclistas.

COMISSÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBE SINDICATO DOS PROFESSORES

O Presidente da Comissão de saúde e Educação da Câmara Municipal, Vereador Rogerinho Medeiros(PSB) e os integrantes : Janaina Lameiro (PT) e Luiz Veleda (PMDB), receberam no Legislativo a representação do Sindicato Municipal dos professores, para tratar sobre o superávit do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

LEGISLATIVO ENALTECE OS 50 ANOS DA ESCOLA MANOEL PEREIRA VARGAS

Contagiante o momento de homenagem à escola Municipal Manoel Pereira Vargas. Na noite desta quarta-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal atendendo a proposição da Vereadora Miriam Coelho realizou a Sessão Solene para a Escola que completa neste ano 50 anos de atividades.