100%

O TEMA SOBRE “DIABETES” SERÁ PAUTA NAS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL DO LEGISLATIVO

O TEMA SOBRE “DIABETES” SERÁ PAUTA NAS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL DO LEGISLATIVO Ver. Oberte

 
Para o mês de novembro a Câmara Municipal de Jaguarão, em atendimento a proposição do Vereador da bancada do PT, Oberte Paiva, realizará atividade alusiva ao Novembro Azul.  Para destacar esta campanha o tema em destaque será sobre a “Diabetes”.  Conforme o cronograma o evento será realizado em novembro com a participação da palestrante Dra. Maria Alice Dode (Endocrinologista).
Vale destacar que o Vereador foi autor da lei 6.152 que institui a Semana Municipal de Combate a Diabetes. Este tema também faz parte da campanha mundial Novembro AZUL, um período de se trabalha na conscientização da prevenção e orientação sobre o câncer de próstata e da Diabetes , já que o dia Mundial de Combate desta doença é no mês de novembro.
De acordo com o Vereador é importante trabalhar com a pauta sobre a diabetes, pois é considerada uma doença silenciosa e frequente entre a população. Acredita-se que ela acometa em torna de 10% da população, mesmo sem manifestar sintomas visíveis. Causada pela deficiência na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a entrada do açúcar nas células), a diabetes pode comprometer os rins, os olhos e o coração. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, como, por exemplo, medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.
 
 

Notícias

LEGISLATIVO APRESENTA APOIO À PESQUISA DO TRATAMENTO DA “AME”
LEGISLATIVO APRESENTA APOIO À PESQUISA DO TRATAMENTO DA “AME”

 Os Vereadores foram os proponentes da MOÇÃO DE APOIO à realização de pesquisas por órgãos governamentais no sentido da busca de medicamentos para o tratamento de doenças raras como a AME, bem como que a ANVISA trate com a necessária agilidade o processo de aprovação do medicamento SPINRAZA/NUSINERSEN.

CÂMARA  OFICIALIZA ENTREGA DAS DOAÇÕES DA CAMPANHA DO AGASALHO
CÂMARA  OFICIALIZA ENTREGA DAS DOAÇÕES DA CAMPANHA DO AGASALHO

Após o trabalho de arrecadação da campanha do Agasalho realizado pela Câmara em atendimento a proposição da Vereadora  Miriam Coelho-PT, foi realizada nesta terça-feira,  na Câmara Municipal, a entrega das doações para os representantes das entidades espíritas e que também realizam o trabalho assistencial: Bezerra de Menezes  e  Fé, Esperança e Caridade.

SESSÃO DESCENTRALIZADA NA VILA BRANCA
SESSÃO DESCENTRALIZADA NA VILA BRANCA

 Iniciando o roteiro das Sessões Descentralizadas, o Poder Legislativo em atendimento ao requerimento da Bancada do PT, realizou nesta terça-feira, dia 13 de junho, a Sessão na escola Municipal General Antônio Sampaio, atendendo moradores da Vila Branca e dos bairros adjacentes ao Corredor das Tropas.

PAUTA DO TRÂNSITO MUNICIPAL MOBILIZA A COMUNIDADE NO LEGISLATIVO
PAUTA DO TRÂNSITO MUNICIPAL MOBILIZA A COMUNIDADE NO LEGISLATIVO

No dia 7 de junho, representantes da comunidade jaguarense participaram da Audiência Pública proposta pela Vereadora Miriam Coelho-PT, para tratar sobre a questão do trânsito municipal, o índice dos acidentes envolvendo motociclistas que está bem elevado e discutir ações para uma campanha institucional eficiente para conscientização  da comunidade e redução de acidentes de trânsito.

PROJETO DE VEREADOR CONCEDE ISENÇÕES AOS MEIS
PROJETO DE VEREADOR CONCEDE ISENÇÕES AOS MEIS

  Conforme as demandas e solicitações de diversos microempreendedores individuais, o Vereador da bancada do PMDB, Enio Rigatti apresentou na Plenária o Projeto de lei 07/17 que concede aos MEIS (Microempreendedores Individuais) isenções relativas ao pagamento dos custos de vários procedimentos, tais como: abertura, alvará, cadastro, entre outros.

ALUNAS PARTICIPAM DO PRIMEIRO ESPAÇO DA  TRIBUNA ESTUDANTIL
ALUNAS PARTICIPAM DO PRIMEIRO ESPAÇO DA  TRIBUNA ESTUDANTIL

Na Sessão desta semana foi realizado o primeiro espaço para  o uso da Tribuna Estudantil, um projeto de Resolução Plenária de autoria da Vereadora Miriam Coelho – PT,  que acrescenta novo artigo no Regimento Interno da Câmara, criando  esta  oportunidade aos alunos representantes da escolas estaduais, municipais, particulares e técnicas, apresentarem, através da Tribuna, temas relevantes para o município, bairro ou escola.

CÂMARA COMEMORA 184 ANOS
CÂMARA COMEMORA 184 ANOS

Entre as diversas atividades alusivas ao aniversário da Câmara, o ato de encerramento aconteceu na Sessão Solene, no dia 30 de maio, alusivo aos 184 anos. Momento que o Legislativo reuniu autoridades do Executivo, militares, acadêmicas, instituições culturais, entidades de classe e demais convidados para registrar mais um marco de história da Casa Legislativa.

VEREADORA PROMOVE REUNIÃO SOBRE A LEI DE VIGILÂNCIA 24 HS
VEREADORA PROMOVE REUNIÃO SOBRE A LEI DE VIGILÂNCIA 24 HS

Nesta semana a Vereadora Miriam Coelho-PT, juntamente com o Presidente do Legislativo, Vereador Renato Baucke -
PP, receberam na reunião do dia 1º de junho, representantes do Poder Executivo e Gerentes e representantes das agências bancárias para tratar da aplicação da Lei 6348/2016 

AUDIÊNCIA PÚBLICA ABORDARÁ TEMA DO CARNAVAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA ABORDARÁ TEMA DO CARNAVAL

  Já foi aprovada na Plenária do Legislativo a Audiência Pública sobre o evento carnaval. A proposta foi do Vereador Jorge Tormes – PDT, que objetiva reunir Poder Executivo e entidades relacionadas ao evento para avaliar o tema quanto a estrutura e organização.

CÂMARA APROVA PROJETO PARA  TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS
CÂMARA APROVA PROJETO PARA  TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS

 No último mês a pauta relacionada a educação especial em atendimento à comunidade surda tem sido discutida na Câmara Municipal. Foram realizadas reuniões com representantes do Executivo e com pais de alunos surdos que reivindicaram a melhoria no atendimento à educação especial, principalmente quanto ao número de intérpretes para crianças surdas e professores de libras. Houve também a mobilização dos integrantes da comunidade surda na Plenária do Legislativo solicitando apoio e atenção a esta demanda.

                    Após reuniões para atender as demandas da educação especial e da comunidade surda, que se teve um resultado positivo. Foi aprovado nesta semana com emenda Legislativa, o Projeto do Executivo 61/17 que “Cria e inclui na Lei municipal 4.166/2003 o cargo de tradutor e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e monitor para crianças com necessidades especiais.