O TEMA SOBRE “DIABETES” SERÁ PAUTA NAS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL DO LEGISLATIVO Ver. Oberte

Para o mês de novembro a Câmara Municipal de Jaguarão, em atendimento a proposição do Vereador da bancada do PT, Oberte Paiva, realizará atividade alusiva ao Novembro Azul.  Para destacar esta campanha o tema em destaque será sobre a “Diabetes”.  Conforme o cronograma o evento será realizado em novembro com a participação da palestrante Dra. Maria Alice Dode (Endocrinologista).
Vale destacar que o Vereador foi autor da lei 6.152 que institui a Semana Municipal de Combate a Diabetes. Este tema também faz parte da campanha mundial Novembro AZUL, um período de se trabalha na conscientização da prevenção e orientação sobre o câncer de próstata e da Diabetes , já que o dia Mundial de Combate desta doença é no mês de novembro.
De acordo com o Vereador é importante trabalhar com a pauta sobre a diabetes, pois é considerada uma doença silenciosa e frequente entre a população. Acredita-se que ela acometa em torna de 10% da população, mesmo sem manifestar sintomas visíveis. Causada pela deficiência na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a entrada do açúcar nas células), a diabetes pode comprometer os rins, os olhos e o coração. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, como, por exemplo, medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.

REUNIÃO MARCANTE UNE AUTORIDADES DA SEGURANÇA, JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO  E ENTIDADES PARA TRATAR AÇÕES DE COMBATE A VIOLÊNCIA

O cenário da violência, tanto no País e Estado, é uma pauta constante nos debates de organizações e dos Poderes públicos. Hoje este tema já ganha uma proporção em nosso município mediante ao número expressivo de registros de violência, roubos e furtos ocorridos na cidade e na região dos bairros . Nesse sentido que o Vereador Luiz Veleda do PMDB,  mobilizou no dia 15 de maio, uma reunião de trabalho para discutir a pauta.

VEREADORES SOLICITAM ATENÇÃO ESPECIAL AO ESTADO PARA A SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Visando articular este tema a nível estadual, que nesta semana os Vereadores da Bancada do PSB: Fred Nunes e Rogerinho Medeiros e Vereador Jorge Tormes do PDT solicitaram o encaminhamento à Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS da MOÇÃO DE APOIO para à realização de novo Concurso Público para o cargo de agentes de Policia Civil ( inspetores e escrivães), bem como para o cargo de Delegado da Policia Civil.

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SERÁ PAUTA DE EVENTO NO LEGISLATIVO

Dando continuidade ao trabalho institucional e de informação a comunidade sobre relevantes temas que atende o núcleo familiar e a defesa de nossas crianças e adolescentes, que os Vereadores Miriam Coelho(PT) e Fred Nunes(PSB) apresentaram o requerimento nº60 para realizar uma atividade alusiva ao Dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

VEREADOR REESTRUTURA LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Um dos projetos de origem Legislativa que estava sendo analisado pelas Comissões permanentes, é o Projeto de lei 03 de autoria do Vereador Fred Nunes – PSB, que altera a lei 4.128 referente ao Conselho Municipal de Turismo.
De acordo com o Vereador muitas ações incentivaram o crescimento do turismo em nossa cidade impulsionando nossa economia, assim a necessidade de reestrutura a Lei do Conselho.

PALESTRA SOBRE ATUAÇÃO DO VEREADOR REÚNE PARLAMENTARES DA REGIÃO

A Câmara Municipal de Jaguarão iniciou o mês de maio com atividades alusivas a comemoração dos 184 anos. Nesta quarta-feira, dia 3 de maio, aconteceu o primeiro evento em parceria com o IGAM (instituto Gamma de Assessoria à órgão Públicos), um curso gratuíto sobre o “Exercício qualificado do mandato do Vereador e a Lei de acesso a informação aplicada na Câmara Municipal”.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO LEGISLATIVO ARTICULOU ABONO PARA OS PROFESSORES

No processo de articulação  os integrantes da Comissão de Educação e saúde do Legislativo reuniram-se com integrantes do Sindicato dos Professores e com a administração municipal para tratar da demanda do Sindicato - o abono salarial como forma de reconhecimento, pelo superávit do ano anterior.

FELIZ 1° DE MAIO

PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES PELO SEU DIA. COM SUA DEDICAÇÃO, GARRA, PROFISSIONALISMO E RESPONSABILIDADE VOCÊS FAZEM AS COISAS ACONTECEREM. NOSSO RECONHECIMENTO!

EDUCAÇÃO ESPECIAL RECEBE ATENÇÃO DO LEGISLATIVO

Nesta segunda-feira, dia 24, atendendo a proposição do Vereador Fred Nunes do PSB, foi realizado na sede do Legislativo a reunião com representantes do Executivo, das escolas municipais e pais de alunos especiais para tratar das demandas relacionadas a educação especial.